Bali Top 10 (I) - Dicas Imperdíveis

sexta-feira, janeiro 06, 2017


Nem sempre tenho a oportunidade de ir a Portugal passar o Natal. Quando fico por cá geralmente escolho um destino na Ásia. A escolha acaba por ser a Tailândia mas este ano optamos por Bali. Foi a segunda vez que fui a Bali, mas a primeira foi muito pouco tempo. Desta vez aproveitei para conhecer melhor Bali, descansar e desfrutar genuinamente da cultura deste maravilhoso destino. Resolvi fazer por isso 3 posts com o TOP 10 das minhas dicas, dos locais que aconselho a visitar e dos melhores restaurantes e clubes. Começo o 1 post com 10 dicas imperdíveis.





1 - Viajem para Bali de Abril a Setembro (dry season). Então, Catarina, mas tu não foste em Dezembro? Fui...E é um risco muito grande pois é a altura das chuvas. Nós tivemos muita sorte pois apenas apanhamos chuva um dia, à tarde, mas o habitual é chover bastante. Nesse dia, estávamos numa plantação de café, chovia a potes e ouviam-se os trovões bem pertinho. Parou rapidamente mas Ubud ficou cheio de lama, etc, o que estragou (em parte) os nossos planos. Por outro lado, apanhamos com muito vento. Estava um calor desgraçado e um pouco de vento é maravilhoso mas a partir das 16h o vento tornava-se desagradável junto ao mar e tínhamos que nos mudar para a piscina do jardim. Eu sei, eu sei...Vidas difíceis.

Piscina do Jardim

2 - Se vão ficar menos de 30 dias, deixou de ser preciso visto para quase todos os países (Portugal incluído), o que é óptimo pois, por um lado, significa menos um custo e, por outro, porque o tempo para tratar das burocracias à chegada é bastante reduzido. Quanto à viagem de avião, eu acabei por ir na Air Asia. Para lá fizemos: Macau - Kuala Lumpur - Bali. Para cá: Bali - Bangkok - Macau. O aeroporto das low cost de Kuala Lumpur já não é o armazém que era e está finalmente apresentável mas o das low cost de Bangkok (apesar de ser mauzinho) tem a Boots, logo ganha-lhe definitivamente aos pontos! Sinceramente, a viagem acaba por ser algo cansativa. É certo que agora não se tem que recolher a mala na escala e já temos o bilhete do próximo voo, mas ainda temos que passar a imigração e cada voo é sensivelmente 3h e tal...Assim, aconselho a irem directamente de Hong Kong para Bali, acho que apesar do jetfoil a viagem deve ser muito melhor.

3 - Não troquem dinheiro no aeroporto, o câmbio é péssimo (geralmente é sempre assim, certo?). Quando procurarem casas de câmbio certifiquem-se que são de confiança. Como saber se são de confiança? Primeira pista: se fica num beco rebuscado e escuro, longe da rua principal - não é de confiança :-p Segunda pista: se o câmbio for muito melhor do que todas as outras casas à volta desconfiem. Disse-nos um local que, geralmente, eles trocam mas que a pessoa ainda não vai no fundo da rua e já foi roubada...Podem levar euros, hong kong dólares ou US dólares mas não troquem muito de uma vez. As coisas são baratas e há muitas casas de câmbio.

4 - Quando chegarem ao aeroporto são logo recebidos por várias pessoas que se dirigem a vocês dizendo "Taxi, taxi, do you need a taxi?". Sabem o que isso significa, não sabem? Não alinhem. Geralmente, os preços são super inflacionados. Portanto, o melhor é sair cá para fora e comparar com a restante oferta. Os táxis também têm taxímetro e podem pedir para o ligar se não quiserem negociar.

5 - Não fiquem os dias todos no mesmo local. Bali é enorme, portanto em vez de ficarem 7 dias em Seminyak sugiro passarem, por exemplo, 3 dias em Ubud, 2 dias em Seminyak e 2 dias nas Gili. Isto é apenas um exemplo, tudo depende do que querem fazer. Assim, por um lado, aproveitam melhor Bali e, por outro, não perdem horas no trânsito.

Seminyak

6 - Vejam como são as marés na altura do ano em que forem para escolherem a melhor praia. Em Dezembro, por exemplo, o mar traz muito lixo para algumas praias. Noutras praias, se a maré estiver cheia, quase não há areal. 

Praia de Badang Badang, com a maré cheia

7 - Não contratem o guia do hotel para irem dar um passeio. Não só sai muito mais caro, como eles são mais inflexíveis se, por exemplo, quiserem acabar o passeio a jantar em algum sítio e ainda voltar ao hotel. Se precisarem de dicas de excelentes motoristas (óptimo preço, muito simpáticos, super prestáveis), mandem-nos um email e eu mando-vos o contacto de dois excelentes profissionais.

8 - O vosso tempo é precioso, não caiam em ratoeiras como ir ver a plantação de café (se é algo que não vos interessa), ir a uma loja muito barata de recordações (se já fizeram o trabalho de casa e sabem onde querem comprar as coisas)  ou ver a cobra xpto. Claro que há sugestões interessantes e se vos parecer bem, porque não? Mas não tenham medo de dizer que não só porque são tímidos. A título de exemplo, o guia perguntou-me 4x, em diferentes ocasiões, se eu queria ir ao sítio x, e eu respondi das 4x que não. Um firme "thank you but we are not interested" é suficiente! Isto dito, o meu motorista preferido (jóia de pessoa e muito diferente do guia que referi acima) sugeriu-nos sítios para almoçar óptimos. Por isso, decidam baseado no que vos interessa. 

Vista lindíssima de um dos restaurantes que o guia indicou

9 - Levem a mala vazia :-) É Bali, não vão precisar de 3 pares de calças de ganga, vestidos de cerimónia, seis pares de sapatos, etc, etc. O que precisam sim é de deixar espaço para as coisas lindas (absolutamente lindas) que vão querer levar!

10 - Se já souberem que querem ir a um determinado restaurante (como o KU DE TA) e este for bastante conhecido, aconselho que marquem mesa para evitar desilusões. Não custa nada, basta pedirem no hotel que eles ajudavam. O mesmo com o spa. Nós fomos ao J. W. Marriot e os preços são muito (mas muito) mais baratos que na Tailândia. Não têm sequer comparação com Macau, pelo que não foi fácil conseguir marcar para a hora que queríamos.

Salada de beterraba, KU DE TA

J.W.Marriot Spa


Se gostaram das dicas fiquem por aqui pois o próximo post são os 10 Locais que têm de visitar em Bali! :-) Já estiveram em Bali? Alguma outra dica que não tenha dado? 


Nota: Todas as fotos são minhas e não deverão ser reproduzidas sem autorização.

Para updates diários, façam like no 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Não conheço Bali mas sem dúvida que não me importava de visitar mas teria que ser no verão porque quase aposto que seria mais interessante do que com chuvas claro :)
    A salada estava com uma apresentação bonita na minha opinião!
    Adorei conhecer o blog! Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A salada parecia uma verdadeira obra de arte :-)
      Fico muito contente que tenhas gostado do nosso blog. Beijinhos!

      Eliminar
  2. Adorava visitar, sem dúvida! Excelentes dicas, fico à espera do próximo post <3
    beijinhos, The Fancy Cats | INSTA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Adriana. O proximo post sai ja para a semana :-)

      Eliminar
  3. Ai agora ainda tenho mais vontade de ir à Indonésia!!! É sem dúvida uma das viagens que mais desejo fazer!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Quando uma pessoa nunca visitou um destino às vezes é difícil 'começar', uma pessoa nem sempre conhece aquelas dicas que o pessoal mais viajado conhece. Obrigada por nos colocares a par :D
    E adoro o toque de humor sempre presente nos textos :)

    ResponderEliminar
  5. Muito boas dicas :D
    Disseste que em algumas casas de cambio, chegas ao final da rua e és assaltada. Mas é costume as pessoas serem assaltadas em Bali? A segurança é boa?

    Quanto ao trazer coisas lindas de lá: tipo o quê? :O Fizeste muitas compras? :D

    Fiquei com interesse em conhecer. Mas não sei se ia de Portugal até Bali e ficar apenas por ali. Teria que ir a mais algum lugar da Ásia (tipo Japão ahahah)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No geral é seguro mas tens que ver em situações te metes. Há coisas que é logo de desconfiar.

      Ui, tanta coisa mas essencialmente para a casa, roupa, essências, óleos de massagem, etc.

      Eliminar