Bali Top 10 (II) - Lugares que não podem (MESMO!) perder

terça-feira, janeiro 10, 2017

Agora que já leram AQUI as 10 dicas imperdíveis para quem quer visitar Bali, chegou a altura de começarem a planear a viagem e decidir o que vale a pena visitar. Deixo-vos aqui algumas sugestões. É mesmo aquilo que considero que tem de estar em qualquer roteiro, para quem visita Bali pela primeira vez! Confiem em mim! Para além disso também vos digo o que não vale mesmo a pena: as armadilhas para turistas ou aquilo que simplesmente, a meu ver, não tem interesse.

Apesar de algumas das praias fazerem parte da lista, para mim o melhor de Bali não são definitivamente as praias mas sim: a cultura, os templos, as pessoas, a comida, a arte, a natureza. Aliás, as praias de Sanur, de Seminyak, de Nusa Dua são muito fracas quando comparadas, por exemplo, com as das Filipinas. Há praias paradisíacas? Sim, mas para isso têm que apanhar um barco em direcção às ilhas. 


Pôr-do-sol em Uluwatu (sem qualquer filtro)


1. CENTRO DE UBUD

Ubud é o coração cultural de Bali. Fica situado nas montanhas, rodeado de campos de arroz, a uma hora do aeroporto e é lá que encontram várias galerias, estúdios de arte, museus, lojas de designers locais, etc. Vale a pena passar uma tarde a passear pelo centro (se passarem pelo Palácio Real entrem e vejam a bem preservada arquitectura balinense), fazer comprinhas nas várias boutique shops e passar o tempo num dos muitos cafés cool da área.

2. TEGALLALANG RICE TERRACES

O sistema de irrigação usado, conhecido como "Subak" criou dos mais bonitos campos de arroz do sudoeste asiático. A maior parte dos turistas acaba por apenas tirar uma foto e seguir cheios de pressa para o próximo local. Eu aconselho a seguirem o caminho pelo meio dos campos de arroz e conversar com os locais. É comum fazer uma doação de 5,000 a 10.000,00 rupias.
Infelizmente, a área dos campos de arroz já é menor comparada com a minha primeira vista a Bali, devido ao turismo e lojinhas de recordações.




3. TEGENUNGAN WATERFALL

Vale a pena visitar esta cascata para ver a queda de água de 15 metros de altura e apreciar a tranquilidade do local. O acesso não é dos mais complicados e está rodeada de vegetação.  Para se chegar lá, é necessário ir até à vila de Tegenungan Kemnuh, em Gianyar. É muito perto de Ubud, mas a cascata ainda está relativamente isolada e é necessário descer vários degraus ao longo do rio Tukad Petanu para aceder à mesma. Ora como costumava dizer a minha avó: a descer todos os santos ajudam, a subir é só um e é coxo. 

Dica: vão de manhãzinha, para evitar o calor e os turistas.

4. PLANTAÇÃO DE CAFÉ

Bali produz um dos cafés mais caros do mundo, o Luwak cofee. De certeza que já ouviram esta história, as doninhas comem os grãos de café. Os grãos não são, no entanto, digeridos e são depois recolhidos no cocó do bichinho, limpos e processados para fazer este café especial. Sim, nojento! Mas o café é bom. Experimentem comprar, oferecer e só depois da pessoa dizer que gosta contar a história! 
O dia em que visitamos a plantação começou de repente a chover a potes e trovejar mas o cenário era lindo, com palmeiras e campos de arroz à nossa volta. Eu pensava que seria só uma plantação de café mas afinal eles tinham várias ervas e especiarias, como lemon grass, canela, etc.
Foi muito interessante conhecer outro tipo de ervas/especiarias e experimentar vários tipos de chás e cafés. Eu não sou grande apreciadora de café mas fiquei apaixonada pelo chá de mangostim.


Close-up da doninha :-p



5. ART VILLAGES 

Mas Village é dedicada aos trabalhos em madeira e pedra, a Celuk Village ao ouro e prata, a Batuan Village às pinturas e a Tohpati Village ao batik. Mesmo que não comprem nada (eu não comprei) acho interessante visitar as vilas e ver os artesãos trabalhar. 
Funny story: a primeira vez que fui a Ubud, apaixonei-me por dois quadros, negociei, negociei e estava muito contente com o preço. Até ir pagar e me aperceber que eu pensava que estava a negociar em rupias e afinal o preço era em USD! Ou seja, o senhor estava-me a dizer 400 e eu pensava que era 400 mil rupias, mas afinal era 400 USD!
6. ULUWATU TEMPLE 

Este templo é muito conhecido pela sua localização. Fica no topo de um penhasco, 70 metros acima do nível do mar e a vista é de cortar a respiração.




Qual é o problema? Os malditos macaquinhos (que supostamente devem guardar o templo dos maus espíritos). Apesar de haver sempre funcionários a ajudar as pessoas a recuperar os objectos roubados, o raio dos macaquinhos são mesmo matreiros! Na minha primeira visita, tentaram roubar os óculos do Daniel, mas não conseguiram :-p Os guias estão sempre a dizer tenham atenção aos: óculos, telemóveis, chapéus, brincos e colares. Mas desta vez o que levaram os malvados? As chinelas rosa da minha irmã! Do nada aparece um macaco que se agarra ao chinelo dela e não descansou enquanto não o levou.


Macaco entretido com uma maçaroca de milho, minutos antes de roubar a chinela da minha irmã!


A melhor altura para visitar é o pôr-do-sol. Infelizmente, é também à altura com mais turistas! O templo está aberto das 09.00 às 18.00 e é necessário usar um sarong e um sash, para além de roupa adequada para visitar um templo. No entanto, o sarong e o sash podem ser alugados à entrada. 

7. PRAIAS EM BUKIT

Embora não aconselhe ninguém a ficar nesta área, pois não tem grande escolha à noite em termos de restaurantes e bares, há 3 praias que vale a pena conhecer e que são elas: Padang Padang, Balangan e Dreamland.
Se só poderem optar por uma, aconselho Padang Padang. Dreamland tornou-se muito comercial e cara e Balangan é geralmente mais indicada para quem quer fazer surf. Padang Padang é de relativamente fácil acesso (embora seja preciso descer/subir algumas escadas).  Se tiverem tempo vão a todas :-)

Dica: perguntem no hotel o horário das marés. Quando lá fomos, apesar da praia ser linda e a água ser clarinha, quentinha e óptima para nadar, a maré estava alta, ou seja não havia praticamente nenhum areal.




Minutos antes tinha estado a chover. Lembram-se da dica de não ir em Dezembro? :-p


8. TANAH LOT

Este é outro templo hindu absolutamente maravilhoso, que fica numa formação rochosa na praia, e cuja melhor altura para visitar é na altura do pôr-do-sol.
A primeira vez que visitei, a maré recuou e pude ir até à base do templo, o que infelizmente não aconteceu desta vez. Não é permitido entrar no templo, mas podem entrar na caverna sagrada e receber a benção. A alternativa é simplesmente beber um coco ou uma cerveja num dos vários cafés que existem por lá e ver o pôr-do-sol.





9. MOUNT BATUR 

Este vulcão fica numa montanha sagrada e ainda se encontra activo. Está a 1717 metros acima do nível do mar e o topo pode ser alcançado em duas horas. Nós optamos apenas por almoçar na vila e ver a paisagem. E porquê? Porque ninguém se quis levantar e ir comigo fazer o hiking para ver o nascer do sol! Cambada de perguiçosos :-p Se o decidirem fazer (aconselho) há vários tours pelos quais podem optar e preparem-se para se levantar por volta das 2h30 da manhã :-)




10. ULUN DANU BERATAN TEMPLE

Um dos mais bonitos templos que já vi, talvez por ficar junto ao lago Beratan e rodeado de montanhas.
O templo não é muito grande, aproveitem para passear e tirar fotografias. É um sítio muito querido pelos locais e encontram quer vários casais quer famílias com crianças adoráveis a passear.







O que não vale a pena:
  • Ubud Art Market - é difícil encontrar algo diferente ou único. Além disso, é preciso negociar. Muito. Mesmo muito. Às vezes torna-se cansativo. Dica: se quiserem arriscar lembrem-se que o preço justo é, em princípio, 1/3 do que a vendedora diz. Sim, leram bem: não é metade, é 1/3!
  • Sacred Monkey Forest - quem pensa que os macaquinhos são animais amorosos engana-se. Podem até ser agressivos e é realmente chato estar sempre apreensivo que nos roubem o móvel/óculos/chinelos, etc. Eu excluiria.

Macaquinho com ar matreiro

  • Traditional Kekac dance. Todos os dias das 18.00 às 19:00 podem assistir a esta dança tradicional balinense no templo Uluwatu. Porque digo que não vale a pena? A dança é realizada num pequeno auditório ao ar livre. Quando vi a dança pela primeira vez quando o auditório enchia, deixavam de vender bilhetes. Desta vez, as pessoas foram sendo orientadas para se sentar primeiro mais apertadas, depois nos corredores, depois no chão numa primeira fila, numa segunda fila e por aí vai. Nós, por orientação do guia, tivemos que chegar 45 minutos antes para nos sentarmos! Para além disso, as pessoas revelaram uma total falta de respeito pelos artistas e começaram a levantar-se a meio do espectáculo e a passar à frente dos artistas para sair ou pior para tirar fotografias ao pôr-do-sol!

Na primeira vez estive em Bali apenas por 4 dias. Desta vez estive mais tempo mas com família, pelo que ainda não tive oportunidade de visitar as ilhas. Se tiverem oportunidade, não hesitem! Têm duas hipóteses:

A) NUSA LEMBONGAN e as suas irmãs CENINGAN e PENIDA
Estas são três ilhas que vale a pena visitar e são conhecidas como as Maldivas de Bali :-) Para se deslocarem para Nusa Lembongan ou Nusa Penida têm que ir até Sanur. Daí podem apanhar um barco até estas ilhas. Nusa Ceningan está ligada a Lembongan por uma ponte. 

B) GILI TRAWANGAN, AIR e MENO
Trawangan é o sítio indicado se querem sair à noite e divertirem-se. Meno é a mais pequena das três e mais indicada para noivos, namorados, recém-casados pela sua calma e tranquilidade. A Gili Air tem um ambiente mais chill out e é talvez a que melhor pois tem bastante oferta em termos de restaurantes e serviços, sendo, no entanto, mais calma que a Gili Trawangan.
Para lá chegar podem apanhar um barco rápido de Padang Bai ou Amed. Existe também o serviço de helicópetros da Air Bali :-)

Ficaram com vontade de visitar? Algum lugar que amem em Bali que não esteja aqui? Qual?

Nota: Todas as fotos são minhas e não deverão ser reproduzidas sem autorização.

Para updates diários, façam like no 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.

You Might Also Like

7 comentários

  1. nem tenho comentários...
    quando a minha mana foi as fotos eram de fazer inveja....

    ResponderEliminar
  2. Fiquei apaixonada pelas paisagens com tal beleza natural! Mais uma vez obrigada por estes posts-serviço-público :)
    Adorei o 'Experimentem comprar, oferecer e só depois da pessoa dizer que gosta contar a história!', que mazinha :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ah ah. Adoro a expressão "posts-serviço-público" :-p

      ih ih ih. É que normalmente a pessoa tem aquela ideia pré-concebida. Do género "não gosto disto". Por isso é que muitas vezes levo as pessoas a comer qualquer coisa e só depois digo o que é :-p

      Eliminar
  3. As plantações de arroz são mesmo bonitas. Tu falas com as pessoas em inglês?

    Opah, que nojo isso do café hahah. Mas eu adoro café, e nem me importava de experimentar (já que é assim tão bom). Para a próxima traz um bocadinho para eu provar :P

    E compraste o quadro mesmo sendo a 400USD? E os gajos nem dizem nada até ao final. Que é para te sentires mal e depois teres que levar lol

    Conseguiram tirar o chinelo ao macaco? Será que eles são ensinados a fazer isso? Porque roubar óculos de marca a 10 turistas por dia, já rende uns bons dinheiros.

    Esse último templo é realmente muito bonito. O pagode nessa mini ilha é super fofo. As construções deles são de que material?

    Eu fiquei com curiosidade :D Mas continuo a dizer que ir de PT para aí, teria que passar por mais algum lugar :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, em inglês :-)

      Não! Na altura ainda era estagiária, ia lá gastar esse dinheiro num quadro.

      Nem tentamos porque eles destruiram completamente o chinelo logo. Não me parece, lá está eles acabam por destruir as coisas e andam sempre uns tratadores a tentar que eles devolvam.

      A maior parte das construções são de madeira.

      Lá está, se vivesses cá já não terias esses problemas existenciais! :-p

      Eliminar