Usar o telemóvel como máquina fotográfica? Sim ou não?
quarta-feira, setembro 20, 2017
Depois da publicação sobre Fotografia em Viagem, decidi falar de outro tema muito abordado por viajantes que se preocupam com o registo fotográfico, mas que não lhes interessa muito se a fotografia tem qualidade suficiente para fazer um poster de um metro quadrado: fotografar com o telemóvel.
Primeiro que tudo têm que perceber que um telemóvel por muita qualidade que tenha, não consegue substituir uma boa máquina. Eu trabalho com fotografia e todos os dias oiço pessoas a dizer "eu tiro fotografias com o telemóvel porque tem muito boa qualidade. Não me interessa andar com um peso enorme atrás". OK. São opções. Mas têm que perceber qual o potencial do aparelho que têm nas mãos.
MEMÓRIA
Regra número um: antes de viajar, limpar tudo o que não interessa do telemóvel / fazer backup de tudo o que é importante. Não vale a pena levarem fotografias no telemóvel, nem aplicações que não vos interessam para nada e só ocupam espaço.
Se tiverem um Android, comprem cartões de memória extra. Se for IOS terão que enviar as fotografias para cloud ou ter uma pen (ou várias extra).
Se tiverem um Android, comprem cartões de memória extra. Se for IOS terão que enviar as fotografias para cloud ou ter uma pen (ou várias extra).
CONFIGURAR A CÂMARA
Não usem a pior qualidade só para poupar espaço. Coloquem sempre na melhor qualidade possível. Não se irão arrepender no momento em que fizerem crop a uma imagem ou quando forem imprimir para colocar no vosso álbum de férias.
DÁ MENOS NAS VISTAS
O bom do telemóvel é que dá menos nas vistas. Muitas vezes fui abordada porque não podia estar a fotografar com a máquina fotográfica, quando à minha volta estavam pessoas a fotografar com o telemóvel.
SEMPRE À MÃO
Como é leve e pequeno, basta colocar o telemóvel no bolso ou andar com ele na mão para não perder nenhum momento.
FOTOGRAFIAS VOSSAS
Se viajam sozinhos e não gostam de dar a vossa câmara a um estranho para vos fotografar, o telemóvel é o mais prático para conseguirem tirar as chamadas selfies. Os selfiesticks apesar de parecerem ridículos, por vezes são uma grande ajuda para vos conseguir captar e ao espaço envolvente.
APLICATIVOS DE EDIÇÃO
Existem imensos aplicativos que poderão usar para editar as vossas fotografias. Na maior parte das vezes eu uso o VSCO. Esta aplicação também vos permite ter maior controlo sobre a vossa câmara, pois é possível controlar aspectos como balanço de brancos, exposição e focagem.
CUIDADO COM AS CAPAS
Já apanhei no meu trabalho, pessoas a imprimir fotografias que estavam desfocadas na parte superior, ou que pareciam com uma névoa. Isto porque a capa do telemóvel estava a influenciar a qualidade da imagem.
ZOOM
Não conheço todos os telemóveis do mundo, mas no meu caso, evito o zoom digital do telemóvel. A fotografia vai ter menos qualidade (e é aí que entra também a minha ideia que um telemóvel não substitui uma câmara fotográfica).
NÃO DESVALORIZAR O MOMENTO
Uma vez que escolheram o telemóvel para registar as vossas viagens, tenham a mesma atenção que teriam com uma máquina fotográfica. Escolham os melhores ângulos, a melhor luz, o melhor momento para fotografar.
COMPREM UM TRIPÉ
Em algumas situações ter um tripé irá ajudar a que as vossas fotografias não fiquem tão tremidas. Os mini tripés são baratos e ocupam pouco espaço.
LENTES ADAPTÁVEIS
O bom de fotografar com o telemóvel é que facilmente colocam uma objectiva fisheye ou macro sem gastar muito dinheiro (comparado com uma objectiva para uma câmara fotográfica). No entanto, muitas delas reduzem a qualidade de imagem. Optem por comprar um kit de adaptadores numa loja especializada e se possível, peçam para experimentar.
PRONTO A PUBLICAR
Se são activos nas redes sociais, provavelmente fotografam tudo com o vosso telemóvel. É mais prático e rápido fotografar, editar e publicar de seguida. Se bem que hoje em dia muitas máquinas têm wi-fi para fazer conexão com os telemóveis, mas de qualquer das formas, poupam tempo a transferir imagens de um dispositivo para o outro.Eu não troco a minha máquina por nada. Claro que há momentos em que não me apetece andar com muito peso atrás, e a situação não é tão importante ao ponto de levar a máquina fotográfica. Mas em viagens não me passa pela cabeça fotografar apenas com o telemóvel.
E vocês? Optam por viajar com uma máquina fotográfica ou preferem usar apenas o telemóvel?
Todas as fotografias foram tiradas por mim e não podem ser reproduzidas sem autorização.
Para updates diários, façam like no Facebook do 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.
4 comentários
Este post revolucionou a minha vida! Ah ah. Como assim, lentes adaptáveis para telemóveis? Preciso de uma coisas dessas hoje! :-p E também não sabia que dava para ligar a máquina ao telemóvel!
ResponderEliminarQuanto ao resto:
- confesso que acho que tenho coisa a mais no telemóvel
- concordo que com o zoom as fotos ficam horríveis
- curiosamente as minhas fotos à noite parece ficar melhor com o telemóvel do que com a máquina....mmmm
Eu nas férias não dispenso a máquina mas no dia-a-dia é mais conveniente o telemóvel.
Sim, no dia-a-dia dá imenso jeito andar com o telemóvel e fotografar com ele. Quanto às lentes: tens dado uso? Não, né? ahaha
Eliminarusar o telemóvel para fotografar e para filmar com um 'cinema mount' já traz lentes microfone e estabilizador, participei de uma curta metragem toda filmada com telemóvel e a qualidade da imagem que se consegue faz com que não se justifiquem investimentos avultados em máquinas mesmo em contexto profissional. De resto, o que importa não é se a imagem tem mais ou menos grão o que importa é a história que ela conta e a forma como serve a memória.
ResponderEliminarConcordo com tudo =)
EliminarCom máquina ou com telemóvel, o importante é registarem o momento.