Usar o telemóvel como máquina fotográfica? Sim ou não?

quarta-feira, setembro 20, 2017

Depois da publicação sobre Fotografia em Viagem, decidi falar de outro tema muito abordado por viajantes que se preocupam com o registo fotográfico, mas que não lhes interessa muito se a fotografia tem qualidade suficiente para fazer um poster de um metro quadrado: fotografar com o telemóvel.
Primeiro que tudo têm que perceber que um telemóvel por muita qualidade que tenha, não consegue substituir uma boa máquina. Eu trabalho com fotografia e todos os dias oiço pessoas a dizer "eu tiro fotografias com o telemóvel porque tem muito boa qualidade. Não me interessa andar com um peso enorme atrás". OK. São opções. Mas têm que perceber qual o potencial do aparelho que têm nas mãos.



MEMÓRIA
Regra número um: antes de viajar, limpar tudo o que não interessa do telemóvel / fazer backup de tudo o que é importante. Não vale a pena levarem fotografias no telemóvel, nem aplicações que não vos interessam para nada e só ocupam espaço.
Se tiverem um Android, comprem cartões de memória extra. Se for IOS terão que enviar as fotografias para cloud ou ter uma pen (ou várias extra).


CONFIGURAR A CÂMARA
Não usem a pior qualidade só para poupar espaço. Coloquem sempre na melhor qualidade possível. Não se irão arrepender no momento em que fizerem crop a uma imagem ou quando forem imprimir para colocar no vosso álbum de férias.


DÁ MENOS NAS VISTAS
O bom do telemóvel é que dá menos nas vistas. Muitas vezes fui abordada porque não podia estar a fotografar com a máquina fotográfica, quando à minha volta estavam pessoas a fotografar com o telemóvel.

SEMPRE À MÃO
Como é leve e pequeno, basta colocar o telemóvel no bolso ou andar com ele na mão para não perder nenhum momento.



FOTOGRAFIAS VOSSAS
Se viajam sozinhos e não gostam de dar a vossa câmara a um estranho para vos fotografar, o telemóvel é o mais prático para conseguirem tirar as chamadas selfies. Os selfiesticks apesar de parecerem ridículos, por vezes são uma grande ajuda para vos conseguir captar e ao espaço envolvente.


APLICATIVOS DE EDIÇÃO
Existem imensos aplicativos que poderão usar para editar as vossas fotografias. Na maior parte das vezes eu uso o VSCO. Esta aplicação também vos permite ter maior controlo sobre a vossa câmara, pois é possível controlar aspectos como balanço de brancos, exposição e focagem.




CUIDADO COM AS CAPAS
Já apanhei no meu trabalho, pessoas a imprimir fotografias que estavam desfocadas na parte superior, ou que pareciam com uma névoa. Isto porque a capa do telemóvel estava a influenciar a qualidade da imagem.

ZOOM
Não conheço todos os telemóveis do mundo, mas no meu caso, evito o zoom digital do telemóvel. A fotografia vai ter menos qualidade (e é aí que entra também a minha ideia que um telemóvel não substitui uma câmara fotográfica).



NÃO DESVALORIZAR O MOMENTO
Uma vez que escolheram o telemóvel para registar as vossas viagens, tenham a mesma atenção que teriam com uma máquina fotográfica. Escolham os melhores ângulos, a melhor luz, o melhor momento para fotografar.

COMPREM UM TRIPÉ
Em algumas situações ter um tripé irá ajudar a que as vossas fotografias não fiquem tão tremidas. Os mini tripés são baratos e ocupam pouco espaço.

LENTES ADAPTÁVEIS
O bom de fotografar com o telemóvel é que facilmente colocam uma objectiva fisheye ou macro sem gastar muito dinheiro (comparado com uma objectiva para uma câmara fotográfica). No entanto, muitas delas reduzem a qualidade de imagem. Optem por comprar um kit de adaptadores numa loja especializada e se possível, peçam para experimentar.



PRONTO A PUBLICAR
Se são activos nas redes sociais, provavelmente fotografam tudo com o vosso telemóvel. É mais prático e rápido fotografar, editar e publicar de seguida. Se bem que hoje em dia muitas máquinas têm wi-fi para fazer conexão com os telemóveis, mas de qualquer das formas, poupam tempo a transferir imagens de um dispositivo para o outro.



Eu não troco a minha máquina por nada. Claro que há momentos em que não me apetece andar com muito peso atrás, e a situação não é tão importante ao ponto de levar a máquina fotográfica. Mas em viagens não me passa pela cabeça fotografar apenas com o telemóvel.
E vocês? Optam por viajar com uma máquina fotográfica ou preferem usar apenas o telemóvel?


Todas as fotografias foram tiradas por mim e não podem ser reproduzidas sem autorização.

Para updates diários, façam like no Facebook do 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Este post revolucionou a minha vida! Ah ah. Como assim, lentes adaptáveis para telemóveis? Preciso de uma coisas dessas hoje! :-p E também não sabia que dava para ligar a máquina ao telemóvel!
    Quanto ao resto:
    - confesso que acho que tenho coisa a mais no telemóvel
    - concordo que com o zoom as fotos ficam horríveis
    - curiosamente as minhas fotos à noite parece ficar melhor com o telemóvel do que com a máquina....mmmm
    Eu nas férias não dispenso a máquina mas no dia-a-dia é mais conveniente o telemóvel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, no dia-a-dia dá imenso jeito andar com o telemóvel e fotografar com ele. Quanto às lentes: tens dado uso? Não, né? ahaha

      Eliminar
  2. usar o telemóvel para fotografar e para filmar com um 'cinema mount' já traz lentes microfone e estabilizador, participei de uma curta metragem toda filmada com telemóvel e a qualidade da imagem que se consegue faz com que não se justifiquem investimentos avultados em máquinas mesmo em contexto profissional. De resto, o que importa não é se a imagem tem mais ou menos grão o que importa é a história que ela conta e a forma como serve a memória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo =)
      Com máquina ou com telemóvel, o importante é registarem o momento.

      Eliminar