Cinco comidas a não perder na Ásia

quarta-feira, agosto 16, 2017

Uma das grandes vantagens de viver em Macau é ter a oportunidade de experimentar culinárias de diferentes países. Este podia ser até um top 20 mas para não acharem que eu só penso em comida, aqui ficam cinco pratos que não podem perder por estas paragens. Experimentem se viajarem por estes países porque a comida é uma parte interessante da cultura de cada povo.

1. DIM SUM (China/Macau/Hong Kong)
Já falei aqui no blog sobre o meu amor pelos dim sum, especialmente o pão de porco assado, o dumpling de nabo, o pão doce e o xiao long bao. Se quiserem saber como pedir carreguem AQUI. E se estiverem em Taiwan não deixem de experimentar o xiao long bao do Din Tai Fung, é uma experiência única. Cheguem é por volta do meio dia ou preparem-se para esperar...muito :-)

Onde comer em Macau? Portas do SolLei GardenThe Eight
Onde comer em Hong Kong? Tim Ho WanLei Garden





2. SUSHI (Japão)
A culinária japonesa é sem dúvida uma das mais conhecidas do mundo e uma das minhas preferidas. Adoro, em particular, o sushi mas para isso o peixe tem que ser fresco. E claro que o melhor sítio para o comer é no Japão. Quem estiver por lá não deixe de ir ao Fish Market logo de manhã. Quanto ao japonês de fusão, é uma proposta interessante, mas também é muitas vezes uma forma de esconder a integridade dos ingredientes.

Onde comer em Macau? ShinjiMizumi
Onde comer em Tokyo? Sushi Dai, Sushi Saito





3. PHO (Vietname)
Pronuncia-se "fuuuh" e é uma sopa de noodles de arroz com um caldo maravilhoso, geralmente servida com bife. É depois normalmente finalizada com manjericão, rebentos de feijão, lima e um pouco de chili. Típica do Vietname, encontra-se em qualquer lado, inclusive nos mercados e é uma das street foods mais baratas e saborosas que podem encontrar.

Anthony Bourdain disse que a sua refeição mais perfeita foi uma taça de pho e Peta Mathias descreveu a pho como "vietnam in a bowl, heaven in a spoon, culture in a sip" portanto não fiquem desmotivados pelo ar menos apetitoso da foto :-)




4. PAD THAI (Tailândia)
É difícil escolher entre os vários pratos tailandeses, mas este sem dúvida conquistou-me: é crocante e tem um sabor ligeiramente adocicado. É feito com noodles de arroz salteados com ovo e tofu, molho tamarindo, molho de peixe (fish sauce), camarão seco, alho ou chalotas, pimenta vermelha e açúcar de palma e servido com lima e às vezes amendoins torrados (altamente aconselhável!). Há várias versões e há restaurantes que incluem, por exemplo, rebentos de soja.

Onde comer em Bangkok? Pad Thai Thip Samai (aberto a partir das 17.00 até tarde. 313 Mahachai Road, Old City), Nara (Erawan Bangkok lower Ground Flour)



Nara, Bangkok (foto retirada da internet)


5.  CHICKEN TIKKA MASALA 
Contrariamente ao que se pensa, este prato não é muito popular na Índia, e parece que foi criado em Inglaterra. De qualquer forma é um prato que pessoalmente adoro. O frango feito no tandori com o molho cremoso fica simplesmente delicioso. Normalmente vem acompanhado com pão indiano, como o naan, que é maravilhoso.

Onde comer em Macau? Golden Peacok
Onde comer em Delhi? Bukhara

Se quiserem experimentar em casa sigam esta receita do Guardian.

Foto do artigo do Guardian, referido em cima

Já experimentaram algum destes pratos? Têm outro favorito? Partilhem connosco nos comentários :-)

Para updates diários, façam like no Facebook do 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Bom, daí comi sushi no Japão. Se já era esquisita com os supostos restaurantes de sushi em Portugal, fiquei ainda mais quando vim do Japão. Nota-se perfeitamente diferença na qualidade do peixe e do arroz. Vou querer provar o Dim Sum em Macau (em Portugal não achei nada de especial) e quero provar o Pad Thai na Tailândia :D O último se não tivesse frango também comia lol
    Pho, dispenso MESMO!!

    ResponderEliminar
  2. Não sabes que dizes pobre alma. Pho é das melhores coisas que eu e o Daniel já comemos na vida :-p
    A comida indiana tem imensos pratos vegetarianos, podes experimentar :-)

    ResponderEliminar