Cooking Class: creme de queijo com espargos brancos, bochecha de porco com maionese de nori e risotto de cogumelos e trufa

quinta-feira, novembro 17, 2016







De 10 a 13 de Novembro decorreu no Ritz Carlton, em Macau, o quinto Food & Wine Festival da região Ásia-Pacífico (o ano passado foi em Hong Kong).

O programa era extremamente variado: desde cocktails a prova de vinhos passando por jantares/almoços à mesa com os chefs, cooking classes, brunch, etc. Estiveram cá em Macau para esta ocasião vários chefs incluindo alguns chefs já distinguidos com estrelas Michelin, tais como o chef Regis Marçon, Paco Pérez, Paul Lau e Erlantz Gorostiza. 

A única crítica que aponto foi o facto do Festival não ter sido suficientemente divulgado. De facto, tinha visto o evento no facebook há algum tempo mas na página não constava qualquer link para o programa pelo que não me chamou muito a atenção. Acabei por saber só uma semana antes, numa altura em que já tinha outros compromissos. Houve também alguma falta de organização. Por exemplo, depois de ter feito a inscrição, enviei um email com a prova de pagamento e recebi um telefonema a dizer que estava em processamento e logo me contactavam. No entanto, no dia seguinte telefonou-me uma funcionária a perguntar se queria ou não ir e como queria pagar... Depois de ter mandando um email relatando o sucedido e a falta de organização ofereceram-me um afternoon tea set para 2 pessoas. Bem digo que vale sempre a pena reportar situações menos boas mas o Daniel não me ouve. Se fosse como o Daniel, nunca se reclamava de nada. Há uma palavra em cantonense que quer dizer "não há problema" que define o Daniel: "momentai". O facto é que a atitude do Ritz é de aplaudir pois poderiam simplesmente ter pedido desculpa e encerrado ao assunto, mas ao invés mostraram que se importam com a opinião do cliente, foram extremamente profissionais e atenciosos.

Confesso que tive dificuldade em escolher entre os vários eventos, por mim ia a tudo! Que fique bem claro, eu não sou esquisita. Há tascas onde se come melhor do que em muitos restaurantes com estrelas Michelin. E há pratos que não chegam ao calcanhar da comida da minha mãe. Mas, a verdade é que gosto de experimentar novos sabores, texturas e combinações. E a distinção com estrela Michelin tem não só a ver com os padrões da comida e ingredientes de alta qualidade mas também com o serviço, ambiente e decoração.

Acabei por me inscrever em dois eventos, o cocktail no dia 10 à noite e a aula de culinária no dia 12 à hora de almoço.

O coktail acabou por ser cancelado, o que foi uma pena. O chef veio-nos depois explicar pessoalmente que os produtos não chegaram a tempo, pedir desculpa e oferecer-nos o seu avental autografado. Detalhe: no avental diz "Mr. and Mrs. Gonçalves" :-p O meu último nome é Gonçalves e fui eu que fiz a reserva mas o último nome do Daniel não é "Gonçalves". A partir de agora vou-lhe chamar "Mr. Gonçalves" ah ah ah.

A cooking class foi uma das experiências mais enriquecedoras e interessantes que já tive. Afinal, uma coisa é provar os pratos e outra perceber como eles são realmente feitos. O Chef Paco Pérez mostrou-nos como confeccionar três pratos, deu-nos algumas dicas, falou sobre a sua paixão pelos sabores ibéricos e pela cozinha em geral e esclareceu todas as nossas dúvidas. Depois ainda tivemos oportunidade de comer os pratos confeccionados, tirar fotografias com o chef e de ver o nosso livrinho assinado por ele. Uma pessoa extremamente simples (apesar das suas cinco estrelas michelin, duas pelo restaurante Miramar em Llança, 2 pelo restaurante Enoteca em Barcelona e 1 pelo restaurante 5 em Berlim), bem disposto e simpático.








No final, uma coisa deu para perceber: não admira que engordemos 2 kilos quando vamos a este tipo de restaurantes! Afinal de contas, os chefs não poupam na manteiga/açúcar/natas, etc :-p Sabem quando fazemos aquele puré e dizemos "Eh lá mas como é que isto não fica cremoso como no restaurante?" A resposta geralmente é manteiga. Ou como quando achamos que a carne não está suficientemente tenrinha? Pois, era preciso tê-la deixado a cozinhar 24 horas a 60 graus. Ou quando fazemos vegetais no forno e apesar de eles ficarem bem, não ficam tão crocantes como gostaríamos? Pois, não o fizemos num desidratador.... 

Os pratos preparados não são difíceis de cozinhar, aliás o propósito do chef era precisamente que os pudéssemos reproduzir em casa. No entanto, há vários ingredientes que não são assim tão fáceis de encontrar aqui em Macau. Prometo que vou tentar fazer um deles (provavelmente o risotto de cogumelos) e depois coloco aqui a receita.




Este foi o primeiro prato: creme de queijo (não, não é puré de batata!) com espargos brancos (foram cozidos a vapor e estavam óptimos) e fios de gelatina de porco ibérico (parece estranho mas é muito saboroso).





Seguiu-se esta bochecha de porco ibérico (cozinhada durante 24h a 60 graus) com algas e maionese de nori. A maionese de nori foi aquilo que mais me surpreendeu (é fácil de fazer pois basta colocar no liquificador a maionese caseira com folha de nori) pois acentua os sabores da bochecha de porco ibérico.





E finalmente o risotto de cogumelos, que ficou soltinho e nada oleoso com um maravilhoso presunto ibérico e lascas de trufa. Mmmm...de comer e chorar por mais.




Fiquei com uma vontade enorme de me inscrever na cooking class de chocolate (ou não fosse eu uma chocólatra anónima :-p) mas já não dava tempo. 

E vocês? Já alguma vez participaram numa cooking class/aula de culinária? Como foi? Gostavam de experimentar? Contem-me tudo nos comentários! :-)

Para updates diários, façam like no 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.

You Might Also Like

7 comentários

  1. Estás a ficar uma especialista...
    Eu por acaso não me importava de participar numa aula de culinária, mas com pratos mais recheados de comida. Ahahaaha!!!Isso à primeira vista parece que uma pessoa fica com fome..
    Lorena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só com um ficas. Mas são 3 pratos e o risotto enche bastante!

      Eliminar
  2. Ai que isso parece-me tudo com muito bom aspecto.
    E tens razão... porque eu também me pergunto muitas vezes porque é que não consigo reproduzir em casa as coisas que como nos restaurantes. Mas se formos a ver, comemos mais saudável em casa (mas não é tão saboroso lol).
    Eu nunca tive uma experiência dessas, mas não me importava nada de experimentar :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, tirando um caso ao outro em casa acabamos por comer mais saudável.
      Acho que é de experimentar se tiveres a oportunidade :-)

      Eliminar
  3. Ele tem um ar super simpático!!

    Havia alguma coisa vegetariana, ou os pratos eram só esses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os pratos eram estes. Mas facilmente podias comer o primeiro e o último, sem o presunto. Provavelmente se dissesses que eras vegetariana aquando da marcação ele teria escolhido outros pratos. Mesmo muito simpático :-)

      Eliminar
  4. Parecem ter sido muito atenciosos em tudo, o que é sempre ótimo em experiências assim! Adorei o aspeto dessa comida, bem como a constatação da manteiga :P

    ResponderEliminar