10 curiosidades sobre Amesterdão

quarta-feira, abril 26, 2017


Estive cinco dias na capital dos Países Baixos. Fiz os meus passeios; vi os museus que quis ver; tive uma óptima estadia; tirei algumas fotografias; diverti-me; comi menos do que pensava que ia comer; vi uma cidade maravilhosa, que me despertou a atenção por muitas e variadas coisas. A publicação de hoje é sobre as 10 curiosidades que me despertaram mais a atenção em Amesterdão. Poderia enumerar muitas outras, mas estas são as principais. Se já lá foram/moram e querem partilhar connosco outras curiosidades que não falei por aqui, estão à vontade para deixar um comentário no final desta publicação ;)


1. Olhar sempre para o chão

 


Vão ouvir muitas vezes moedas a cair no chão. Eu ouvi, mas não liguei, porque enfim, pensei sempre que a pessoa que deixou cair, também iria apanhar. Vão encontrar várias peças de roupa pelo chão (encontrei desde bonés, sapatos, a óculos de sol). E com isto, no último dia virei-me para o meu marido e disse:  "se tivéssemos estado sempre a olhar para o chão, saíamos daqui com mais dinheiro". Acabo de dizer isso e encontro 2€. Mais à frente encontro 50 cêntimos, e mais à frente outra moeda de cêntimos. Ou seja, olhem para o chão o máximo que conseguirem. Principalmente junto aos estabelecimentos. Os turistas (alguns devem até já estar mais para lá do que para cá), quando vão a algum lado não têm cuidado e deixam cair moedas no chão.
Agora... Não deixem de andar a olhar para a cidade, claro. Vejam o que têm a ver, mas sempre com atenção àquilo que pisam.

2. Transportes são pontuais

Os transportes são super pontuais. Se está marcado que vai chegar às 10h20, às 10h20 o tram está lá. De 5 em 5 minutos têm um tram a chegar. Aos fins-de-semana ficam um pouco mais à espera, porque deve haver menos a fazer o percurso. Mas nada que vos deixe aborrecidos. Achei uma cidade muito organizada nesse aspecto.


3. As bicicletas não param



Nós como turistas achamos as bicicletas uma piada. Tiramos fotografias, andamos nas ciclovias a "anhar", alugamos uma bike e não sabemos sequer andar como deve de ser. Mas para os habitantes da cidade, a bicicleta é o meio de transporte deles. Existem regras de trânsito para as bikes, e que favorecem muito os ciclistas. Portanto, tomem muito cuidado antes de atravessar a estrada, porque eles andam muito rápido. E não fiquem parados na ciclovia a tirar fotografias ou a olhar para o mapa.
Mas não deixem de apreciar a forma como eles utilizam este meio de transporte: pais com crianças num pequeno "reboque" que se coloca atrás; pessoas a andar a alta velocidade sem as mãos no volante; pessoas a andar de bike com guarda chuva aberto; hora de saída de uma escola, onde praticamente todas as crianças vão para casa de bicicleta.




4. Cheiro a marijuana às 9 da manhã

Pois é. Vão ter que se habituar ao cheiro. Para quem não gosta de todo deste cheiro, vai ser complicado. Mas se não forem sensíveis a isso, é algo que ao segundo dia já nem vão ligar muito.


5. As casas não têm estores

E muitas delas não têm cortinados. E as que têm, não têm qualquer problema em deixar a cortina no canto da janela. Basicamente, conseguem olhar para dentro das casas, sem qualquer problema. Do nosso quarto conseguíamos ver o casal do prédio em frente sentado no sofá a ver TV. Mas não víamos só um bocado, víamos tudo, porque eles não tinham uma única cortina. Quando vão a passear pela rua, também é comum conseguirem ver tudo dos R/C das casas. É muito estranho. E daí me fez pensar que, numa cidade tão turística, eles não têm medo de mostrar a casa deles, nem de serem assaltados. É porque deve ser mesmo uma cidade segura. Outra conclusão que tirei é que a decoração das casas é muito minimalista  mas bastante bonita (com artigos de decoração modernos e muitas obras artísticas, tais como pinturas ou fotografias).

6. São pouco pacientes com turistas


Aqui os críticos vão-me cair em cima. Eu falo da MINHA experiência e só isso. No geral, não os achei muito pacientes. Em muitos sítios nem mostram os dentes quando te estão a atender. E se estás à frente deles, eles não pedem "com licença", nem em inglês nem em língua nenhuma. Ficam a olhar para ti com cara de "então, sais da frente?", ou abanam os braços como quem diz "estás a atrapalhar". Mas vá, não são todos. 

7. Um cêntimo? Para quê?

Imaginem que a vossa conta dá 10,99 euros, e vocês pagam com 11euros, eles ficam a dever um cêntimo e nem se explicam. Não o dão e pronto. Mas também já aconteceu o contrário. Imaginem que dá 10.01 euros e pagam com uma nota de 20 euros. Eles dão 10 euros de troco. É muito estranho, porque uma pessoa fica a pensar "porque é que colocam cêntimos nos preços?"


8. Fazer fila para o tram? Não existem filas


Se estão acostumados a Lisboa, onde há filas para tudo (mesmo que por vezes não pareça e haja os chicos espertos que passem à frente), em Amesterdão não há, de todo. Até conseguem ver que um ou outro turista tenta fazer uma fila. Mas os habitantes passam à frente sem dó nem piedade.

9. Inglês tão bem falado quanto o holandês

TODA a gente fala inglês. Desde a senhora do supermercado, ao senhor que passa por ti na rua e em inglês pergunta se precisas de ajuda. Toda a gente. E não é um inglês mal falado. É inglês perfeito. Por isso, não se preocupem com a barreira da língua.


10. Há doces por todo o lado


Basicamente não sei o que é uma comida típica de Amesterdão (tipo, como o nosso bacalhau à brás, o cozido à portuguesa, uma sardinha assada, etc.). Mas talvez tenha sido culpa minha que pesquisei muito pouco sobre o assunto. Vi restaurantes de todos os géneros e feitios - argentino, italiano, japonês - mas nenhum que dissesse "restaurante típico holandês". Existem é doçarias por tudo o quanto é lugar. As feiras/mercados também estão recheadas de doces. Se estão em dieta, tenham cuidado e pesquisem muito bem onde comer.


Todas as fotografias foram tiradas por mim e não podem ser reproduzidas sem autorização.

Para updates diários, façam like no Facebook do 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.


You Might Also Like

1 comentários

  1. Chegaste a perceber porque é que não têm estores. É que aqui em Macau também não há mas é por causa dos tufões!

    Adorei as fotos, especialmente das bicicletas :-)

    ResponderEliminar