8 Dicas para não desistir do treino

quinta-feira, fevereiro 09, 2017


Quando se fala em treinar ou praticar exercícios físicos, muitas vezes dizemos "preciso de motivação". Mas, na minha opinião, o treino é mais uma questão de disciplina.



Certo, todos sabemos que há aquelas pessoas que adoram treinar, cujo treino é uma terapia e que até sentem falta dele. Mas para a maior parte isso não acontece. É verdade que até gosto bastante de Body Combat mas se me disserem "Catarina, queres ir ao cinema?" a minha resposta nunca vai ser "Não, não, tenho aula de Body Combat". Ou seja, podendo optar por outras actividades (cinema, ler, sair com amigos, tomar um copo, enfim...preciso continuar?) nunca optaria pelo exercício.




Então para ir treinar preciso de arranjar motivação? Isso é uma receita para o desastre. O que me motivaria a ir treinar? Sentir-me bem comigo mesmo? Com mais energia? Revigorada depois do treino? Ter conseguido fazer 14 burpees ou agachado com 50 kilos? Não, lamento. 

Essencialmente, o que me motiva para ir treinar é: perder gordura corporal, ganhar músculo. O problema está que os resultados não se conseguem de um dia para o outro. E nessa altura, o que acontece? Não temos motivação, por isso paramos. E é assim que nos inscrevemos no ginásio em Janeiro, fomos uma semana e já não pomos lá os pés há duas...


Então o que podemos fazer? É assinalar o treino como um compromisso como outro qualquer. É pensar no treino como escovar os dentes todos os dias. Não deixamos de escovar os dentes porque está frio pois não? No fundo, fazer do treino um hábito. Como?

Aqui ficam 8 dicas:

1- Comecem por estabelecer como objectivo treinar 3 vezes por semana (mesmo que só 30 minutos) e apontem no calendário a hora e dia que vão treinar.
Eu comprei este calendário super fofo da Mr.Wonderful onde anoto os treinos. Não resisti às etiquetas que dizem "GYM", à das sapatilhas e à da musculação :-). Só gostava que fossem em maior número :-p


Mas podem simplesmente usar o calendário do telemóvel.





2 - Coloquem um alarme para 30 minutos antes do treino e quando este tocar não pensem. Simplesmente, levantem-se e vão!
Depois de muita tentativa e erro, descobri que a hora em que treino melhor é à hora de almoço. De manhã pode ser muito bom para começar o dia com mais energia...Mas ninguém me arranca da cama, já me basta levantar para ir trabalhar. Depois do trabalho geralmente estava muito cansada ou surgiam prazos/reuniões e acabava por não ir. Coloco o despertador para o 12.45 e 5/10 minutos depois estou a sair.

3 - Se num desses dias surgir um compromisso inadiável escolham logo outro dia e hora em substituição.
O que é um compromisso inadiável? Passo a explicar: um aniversário, baptizado, casamento, jantar de negócios ou do escritório/empresa, uma consulta médica ou uma reunião/julgamento/apresentação a que não podem faltar. Dá para perceber a ideia? Jantar com amigas? Só se forem amigas que não vêm há anos e seja o único dia que elas podem. Caso contrário sabem perfeitamente que é uma desculpa :-p



4 - Quando se sentirem confortáveis com esta rotina (geralmente ao fim de 21 dias), aumentem para 4/5 dias por semana.
Inicialmente treinava às Segundas, Terças e Quintas. Já cheguei a treinar de Segunda a Sábado. Neste momento treino 4 dias por semana.

5 - Façam sempre o saco do ginásio no dia anterior e se possível tenham até um saco extra no local de trabalho ou carro.
De manhã geralmente saio a correr e a probabilidade de me esquecer de algo ou até desistir de ir é muito maior se não tiver tudo pronto!

6 - Durmam bem. 
Se não descansarem o suficiente, a hipótese de furar o treino é muito maior.

7 - Combinem com um(a) amigo(a).
Se alguém estiver à vossa espera vão mesmo deixá-los pendurados? É muito pouco provável. Quem diz amigo também diz personal trainer, se tiverem possibilidade. Aqui em Macau não é sustentável para mim, já que cada sessão anda à volta de 50 euros.


8 - Escolham um local de treino perto da vossa casa/ou trabalho.
O ginásio até pode ser todo xpto, ter piscina, sauna e todas as comodidades mas se perdem muito tempo nas deslocações, o mais provável é que não vão!

Geralmente, uma vez instalado o hábito e após alguns meses (pelo menos 3) aparecem os primeiros resultados e aí sim esses resultados motivam-nos a continuar! Quais os vossos maiores problemas com o treino? Falta de tempo? Não gostam do exercício que praticam? Não vêm resultados? Contem-me tudo :-)



Para updates diários, façam Like no 6800milhas AQUIou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com

You Might Also Like

5 comentários

  1. Acho que boas dicas, mesmo para quem tem foco, são sempre uma boa motivação extra!
    Estas são óptimas!

    THE PAPER AND INK

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas! Sem dúvida que não é fácil cumprir completamente a rotina, porque no início uma pessoa está entusiasmada mas depois o entusiasmo vai desvanecendo... Nada que uns belos truques não resolvam!

    ResponderEliminar
  3. eu fico feliz por conseguir ir 2x por semana... para mim isso é uma vitória :):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tendo em conta que odeias lá ir é mesmo uma vitória. Mas desafia-te, aumenta para 3 :-)

      Eliminar