Produtos Saudáveis - O meu top 10

quarta-feira, dezembro 07, 2016

Como já sabem defendo uma alimentação natural e acho que devíamos evitar os industrializados o mais possível. Infelizmente, nem toda a gente tem tempo (eu incluída) no seu dia-a-dia para fazer os seus próprios flocos de coco, farinha de amêndoa, bebida de aveia, etc, etc...Se conseguem então têm o meu mais sincero reconhecimento :-)


A verdade é que cada vez mais é possível encontrar industrializados de boa qualidade, sem açúcares adicionados e sem ingredientes maléficos :-p E se estes produtos estão no mercado para nos ajudar e temos possibilidade para os adquirir porque não? Não devemos é comprar gato por lebre, devemos ler bem os rótulos, certificar-nos que não compramos um produto carregado de açúcar ou com gorduras trans ou feito com óleos prejudiciais à saúde. Não comprem cegamente, só porque a amiga compra, à espera de uma pílula milagrosa. 

Então aqui fica o meu TOP 10 de produtos que compro regularmente e que aconselho:


1 - ÓLEO DE COCO

E porque é que eu havia de cozinhar com óleo de coco se toda a minha vida usei azeite? Eu gosto muito de azeite (ou não fosse eu portuguesa!) mas prefiro usá-lo para temperar saladas uma vez que há estudos que indicam que o mesmo quando aquecido a altas temperaturas perde as suas propriedades benéficas. E é aí que entra o novo queridinho do momento: o óleo de coco.

O óleo de coco tolera altas temperaturas e por isso é óptimo na culinária. Para além disso, há alguns estudos que referem que ajuda também na queima da gordura e na imunidade. Não se esqueçam é que apesar de saudável, é calórico. Ou seja, não comecem agora a colocar colheres de óleo de coco em tudo. Simplesmente, substituam o óleo/azeite que usavam por óleo de coco.

O óleo de coco pode também ser usado no cabelo pois tem um efeito hidrante e revitalizador e na pele pois é um antifúngico e bactericida natural. Geralmente, costumo colocar o óleo de coco no cabelo ainda seco, do meio para as pontas. Espero 15 minutos e lavo o cabelo normalmente. Este tratamento protege as pontas e é óptimo para quem como eu tem a raiz oleosa mas as pontas secas. Para quem tem a pele seca e áspera, experimente colocar óleo de coco num algodão e passar pelo rosto, vão notar logo a diferença!

Há imensos vídeos no you tube sobre umectação com óleo de coco como este:





Outros dois usos não tão comuns são como desmaquilhante (perfeito para remover rímel) e para clarear os dentes, pois o óleo de coco elimina as bactérias. Ainda não experimentei bochechar com óleo de coco mas não custa tentar certo? Para isso basta colocarmos uma colher de sopa de óleo na boca, gargejarmos por 15 minutos e depois cuspirmos. Alguém já exprimentou?

Onde encontrar? Hoje em dia na maioria dos supermercados conseguem encontrar óleo de coco. Verifiquem apenas se é extra-virgem e 100% natural.

 Ultimamente, tenho comprado um destes dois:






2-  FLOCOS DE COCO

Bem, adoro flocos de coco. Gosto de usar nas papas de aveia e no iogurte e até nas saladas para dar aquele toque exótico e aquela textura crunchy. Costumo também usá-los nos bolos de caneca ao invés de farinha de coco. 
A única coisa que têm que ter em atenção é verificar se não têm açúcar adicionado. Podem encontrá-los online, no iherb ou na Prozis.
Os meus preferidos do momento são estes (e se participaram no nosso giveaway habilitaram-se a ganhá-los. Não participaram ou não ganharam? Não desesperem que faremos mais giveaways!):






3- WRAPS DE COCO

Bom, por esta altura do campeonato já devem ter percebido que adoro coco. Prefiro usar os wraps de coco aos de farinha de trigo integral, não só por conta da quantidade de hidratos dos últimos mas também pela textura mais suave dos primeiros. Podem encontrá-los no iherb.
Geralmente, os meus queridinhos são estes dois (o segundo para além de ser de coco, ainda leva curcuma. Pode ser estranho mas é simplesmente delicioso!).

Ingredientes: Coco, água de coco, óleo de coco (só)


Ingredientes: Coco, água de coco, óleo de coco, curcuma (só)


4- SEMENTES DE LINHAÇA TRITURADAS 

As sementes de linhaça são ricas em Ômega 3 e fibras e por isso ajudam a melhorar a prisão de ventre, controlar o açúcar no sangue e aumentar a sensação de saciedade. As sementes devem ser trituradas (podem comprar já trituradas ou triturar no liquificador. Se tiverem Bimby/Thermomix basta começarem na velocidade 7 e irem até à 9 por 30 segundos) para facilitar a digestão. Podem ser encontradas em vários supermercados e lojas de produtos naturais. Geralmente gosto de adicionar 1 colher de sopa ao meu batido de manhã (faço o batido com 1 chávena de frutos vermelhos, 1 copo de água e 1 colher de sopa de proteína vegana).  


Esta já vem triturada, facilita o trabalho


Esta também é muito boa, mas é necessário triturar



5-  FARINHA DE AMÊNDOA 

Gosto muito do sabor e consistência da farinha de amêndoa em bolos ou pães. Para além disso, é uma boa escolha para quem é alérgico ao glúten ou segue simplesmente uma dieta como a Paleo. Caso não encontrem a farinha, podem simplesmente comprar amêndoas e pulverizar no liquificador.




6- MANTEIGA DE AMÊNDOA

Já experimentei manteigas de várias oleaginosas mas a de amêndoa continua a ser a minha favorita. Fica óptima com banana/maçã, em muffins, panquecas, etc. A imaginação é o limite! Podem encontrar online no iherb e Prozis. Nunca experimentei a da Prozis mas dizem-me as meninas que vivem em Portugal que é muito boa. Eu ultimamente tenho optado por esta, que tem 0 gramas de  açúcar:


Ingredientes: amêndoas (só).


Há várias marcas, têm simplesmente de ler os rótulos para fazer uma boa escolha e garantirem que não escolhem algo com açúcar ou sal adicionado.


7 - CHOCOLATE NEGRO

O chocolate negro contém no mínimo 70% cacau, tem diversos benefícios e é rico em antioxidantes e alguns minerais essenciais como magnésio, melhorando ainda a sensação de bem estar. Claro que não é suposto comer uma tablete inteira todos os dias. Eu gosto de andar sempre com uma tablete com no mínimo 85% de cacau e quando aperta aquela vontade de doce como 2 quadradinhos. Já experimentei o chocolate com mínimo de 99% de cacau mas tudo o que é demais é exagero... Já experimentaram o de 99%? Gostaram?




8- MANTEIGA GHEE

Não sei se já ouviram falar de manteiga ghee mas é manteiga clarificada e há muito que é usada na cultura indiana e na medicina Ayurveda.  É óleo puro, sem toxinas nem sal, extraído da manteiga, num processo em que a água, os componentes sólidos e toxinas provenientes da gordura do leite são removidos, incluindo a lactose. Tem uma textura leve, óptima para cozinhar.

A manteiga ghee tem vários benefícios para a saúde: é fonte de Vitamina A, tem acção antioxidante, não contem sódio e é de fácil digestão. Geralmente, quando não quero o sabor residual do óleo de coco no que vou cozinhar, uso antes a manteiga ghee.

Podem fazer a manteiga ghee em casa. Para isso apenas precisam de colocar manteiga sem sal cortada aos cubos numa panela sobre fogo médio. Aguardem que derreta e com a ajuda de uma escumadeira, retirem a espuma e o soro que fica na superfície. Quando não houver mais espuma e o líquido estiver transparente e amarelo, está pronta. Coloquem num frasco de vidro e guardem no frigorífico.

Às vezes fico com perguiça e compro no iherb. No Celeiro também há. Costumo comprar esta:





9- CHIA

A chia tem ganho bastante popularidade nos últimos tempos e tem mesmo vindo a ser considerada um super alimento pois melhora o trânsito intestinal, confere saciedade e é rica em fibras,vitaminas. Ômega 3, antioxidantes, cálcio e proteínas. As sementes de chia devem ser consumidas sempre hidratadas (em água, leite, bebida vegetal), pois podem aumentar em oito vezes o seu volume, sendo por isso que conferem saciedade. 

Não são recomendadas para: hipertensos que já são medicados, hipotensos, pessoas com intestinos irritáveis ou diabéticos ou pessoas com problemas de esófago.

Não uso todos os dias mas gosto de ter em casa para uma vez por semana fazer o meu pudim de chia. Actualmente, já se encontram estas sementes numa variedade de locais. 



10 - STEVIA

Era óptimo que não fizéssemos uso nem de açúcares nem de adoçantes e nos habituássemos ao verdadeiro sabor dos alimentos. Mas enquanto não atingimos esse patamar de superioridade, temos que encontrar soluções. Dos adoçantes o que gosto mais de usar é o Stevia, que é um adoçante natural, com boa estabilidade no calor. Sei que há nutricionistas que também aconselham o Xilitol. O Xilitol tem um gosto mais parecido ao do açúcar (há pessoas que se queixam que o stevia deixa um gosto residual amargo!) mas atenção porque para algumas pessoas acima de certas quantidades pode causar diarreia.

Outra coisa a ter em atenção quando compram é certificar-se que se trata de um pó verde. E o que é esse pó? São precisamente as folhas da planta esmagadas e portanto sem quaisquer aditivos!  Se for branco quer dizer que foi processado e já não tem os mesmos benefícios. Às vezes compro esta marca, na Amazon mas fica caro. O melhor é comprar as próprias folhas de Stevia. Às vezes aqui em Macau encontro. Mas também podem comprar AQUI.

Claro que depois há milhentas alternativas como o açúcar de coco, mel, etc, cada um com as suas vantagens e desvantagens mas neste post não me quero alongar sobre isso.





E vocês costumam usar alguns destes produtos? Preferem fazer tudo em casa? Algum produto que gostem e que eu não tenha falado?  Querem que eu crie alguma receita? Com que produto?

*****

DISCLAIMER: Este post não foi feito em parceria com nenhuma marca nem com nenhum dos sites mencionados.

Para updates diários, façam like no 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com

You Might Also Like

7 comentários

  1. A-D-O-R-O manteiga de amêndoa e côco! Aliás, gosto de tudo o que puseste aí na lista, menos a manteiga que não como (portanto não é que não goste, é só que não como)! A sério que há quem fique com o óleo de côco 15 minutos na boca? Acho que não consigo ficar tanto tempo calada xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A manteiga dá jeito de vez em quando, embora não abuse :-p
      Podes crer que há! Aliás, vejo sempre no snap algumas pessoas a fazerem isso. Nunca me tinha passado pela cabeça e há algum tempo que ando para experimentar. eh eh eh

      Eliminar
  2. Ler os ingredientes tornou-se a principal leitura quando pego em alguma coisa. Antigamente via as calorias e pronto. Hoje em dia nem olho para as calorias. E as pessoas no geral têm muita tendência em olhar para as calorias, sem se preocupar com os ingredientes que aquele produto leva.

    Quanto ao óleo de coco, agora também o uso para cozinhar. Mas é bem mais caro que o azeite :s Mas enfim, dura muito porque um pouquinho é suficiente para cozinhar. Ainda não experimentei no cabelo. Apensar pus nos lábios, e senti que ficaram muito mais macios. A nutri também bochecha durante meia hora ahaha. Eu não conseguia estar tanto tempo com isso na boca.

    Eu como chips de coco à ceia, quando tenho fome (que é raro). Mas não sei se são assim como esses. Quero experimentar uns desses que deste no giveaway :D

    Wraps de coco?? What??? Eu quero isso!!!!!! Nunca vi disso à venda O_o

    Eu uso sementes de linhaça por cima da fruta, ao pequeno almoço :D Aqui é fácil encontrar, e só faz é bem.

    Aqui também é fácil encontrar farinha de amêndoa. E é realmente uma óptima alternativa ao trigo. Também há a farinha de coco. Qual é que é melhor?

    Eu como a manteiga de amêndoa da Prozis, e é óptima. O meu 1º lanche da tarde costuma ser palitos de cenoura com manteiga de amêndoa. É mesmo BOM!!!

    Ai 99% cacau não. Eu comprei uns chips de cacau e não consegui comer aquilo. É PÉSSIMO!!! Para mim vai ter que ser chocolate 70% ou 80%, se não, não consigo comer :S

    A manteiga não dá para os intolerantes à lactose, certo? Eu nunca experimentei, mas neste momento como também cortei na lactose, não dá para mim. Mas é uma melhor alternativa às manteigas ditas tradicionais.

    Eu usava stevia (branco) para adoçar o café. Era nojento. Entretanto já consigo beber café sem o adoçar, e larguei qualquer género de adoçante. Mas tenho em casa açúcar de coco, para quando é necessário para alguma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, as calorias pouco nos dizem.

      Pois, é :-( Gostava que fosse mais barato, mas é como dizes rende bastante. Sim, vejo sempre a tua nutri no snap a fazê-lo. Temos mesmo que experimentar!

      Está prometido, quando for a próxima vez a Portugal levo-te estes chips e os wraps. Os wraps são a melhor coisa de todo o sempre! Não vais querer outra coisa!!!

      Ambas são boas, a de coco fica melhor para bolos na minha opinião e a de amêndoas para "salgados".

      Bahh...Palitos de cenoura. Odeio cenoura, de todas as maneiras e feitios.

      70% já é bastante bom :-)

      Na manteiga ghee a lactose é removida por isso sim pode ser consumido por intolerantes :-)

      O açúcar de coco não é mau, tem várias propriedades e um índice glicémico inferior ao tradicional. Pergunta à tua nutri o que é melhor no teu caso.






      Eliminar
    2. Ena Ena!! Venham daí esses chips e esses wraps :P

      Eliminar
  3. Também uso muito o óleo de coco! Às vezes quero fazer algumas coisas no lume e prefiro usá-lo a usar azeite, porque como dizes o azeite e altas temperaturas não combinam bem :) E dá um sabor ótimo a alguns pratos, se forem doces então! :D
    Sou fã de chips de coco, mas nunca comprei já feitas... Há uns tempos fazia-as em casa semanalmente: partia um coco, guardava o sumo, descascava-o, cortava em lascas e tostava. Uma grande trabalheira, mas valia a pena e abrir cocos à martelada nunca perde a piada :P Ultimamente não tenho feito, tenho de ver se compro um :D
    Fiquei mesmo muito curiosa com os wraps, os ingredientes dos que mostras são perfeitos! Nunca provei nenhuns feitos de coco :)
    Manteigas de frutos secos são mais uma perdição, não há uma que não seja viciante :D
    Hey, dizer mal do meu chocolatinho 99% cacau? :P Adoro, é um dos meus chocolates preferidos e é triste ver toda a gente a quem ofereço um quadradinho a fazer esgares de horror, haha :P
    Já fiz ghee muitas vezes, mas é mais uma coisa que nunca comprei! O cheirinho caramelizado é a melhor coisa de sempre :)
    As sementes de chia são ótimas para fazer overnight oats, dão-lhes uma consistência fantástica :D
    Já cheguei a utilizar stevia, mas ultimamente não o tenho feito. Nunca encontrei o verde...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, feito deve ser realmente melhor. Mas eu sou um bocado para o perguiçosa nesse aspecto. Os wraps são mesmo a melhor coisa deste mundo!

      A sério? 99% cacau! És das fortes avelã!

      Eliminar