As 10 coisas que me fazem amar Tokyo

terça-feira, novembro 22, 2016



Não sei se já tinha dito por aqui, mas sou uma apaixonada pelo Japão. Na verdade, se me perguntarem "preferes ir a um país europeu ou a um país asiático?", eu respondo logo que prefiro ir a um país asiático.
E se a memória não me falha, foi por causa do Japão que conheci a Catarina. Nos bons e velhos tempos de Livejournal, quando fui pela primeira vez ao Japão, em 2006.
Bom... Com isto decidi lançar aqui uns posts com algumas curiosidades sobre o Japão, ou pura e simplesmente com coisas que gosto naquele país. Aproveito e vou mostrando algumas das fotografias que fui tirando nas minhas viagens ;)

Aqui fica então a primeira publicação dedicada ao Japão: as 10 coisas que me fazem amar Tokyo (e não necessariamente por esta ordem)

- Os transportes
Os transportes em Tokyo são bastante organizados. Não é como em Portugal que o autocarro aparece à hora que lhe apetece e o metro nem sempre vem na hora marcada. Lá existe pontualidade.
Outra coisa que achei muito interessante são as marcas no chão a avisar onde a porta do metro vai parar. E é atrás dessa marca que as pessoas se organizam em fila à espera para entrar no metro. Mas quando entram, vão logo a correr à procura de um lugar. Japonês adora dormir no metro (deve ser dos poucos momentos em que estão sossegados, sem fazer nada).
Uma coisa interessante, é que nas horas de ponta existe uma carruagem apenas para mulheres, para que não sejam apalpadas ou intimidadas por um homem. Nunca tinha visto isso em lado nenhum.








- A organização das pessoas
Tal como referi em cima, os japoneses são muito orientados e organizados. Fazem fila para tudo. Respeitam as setas que dizem que devemos subir pela esquerda e descer pela direita (ou vice-versa, dependendo da zona). Parece que já nasceram automatizados para aquela confusão de cidade. Sem organização, aquilo seria um caos.

- Segurança
Não tenho medo nenhum de sair à rua, nem de dia nem de noite. Os japoneses têm punições muito grandes para certo tipo de criminalidade e, como tal, nem se atrevem a fazê-lo. Perguntei a uma amiga japonesa se não havia assaltos no Japão, e ela disse que por norma não é do género de assalto em que o assaltante mata ou fere a pessoa. Os assaltos são mais de agarrar na mala e fugir. De qualquer das formas, nunca presenciei tal coisa. No geral, Tokyo parece-me uma cidade muito segura.

- A noite
Adoro a noite em Tokyo. Os neons dão outra luz à cidade. E mesmo à noite, as ruas estão cheias e as pessoas andam mais divertidas (na verdade, muitas já andam bêbedas lol).




- A arquitectura (moderna e antiga)
Qual a probabilidade de estarmos em Tokyo a ver um arranha céus e ao lado haver um templo? Toda. Acontece isso em várias zonas de Tokyo. E eu acho super interessante essa dicotomia entre o novo e o antigo.
Quanto à arquitectura, tanto gosto da mais moderna (mesmo muito moderna) como da mais antiga. São dois estilos diferentes, mas ambos com muita personalidade.






- A língua
Adoro a língua japonesa. As pessoas dizem "ah, chinês ou japonês é tudo a mesma coisa". Não, não é. A língua é completamente diferente. E eu adoro andar na rua a ouvir aqueles anúncios todos e as pessoas a falar. É uma língua mesmo bonita.

- Simpatia dos japoneses
No geral os japoneses são muito reservados. Não me parecem ser pessoas de mostrar muitas emoções. Mas são bastante prestáveis e simpáticos. Mesmo quando não percebem inglês, tentam ajudar no que podem.

- A limpeza das ruas
Penso que também haja graves punições para quem suja as ruas. Portanto, é muito raro verem as ruas sujas com papéis ou até presentinhos dos animais.

- Sensação de estares noutro mundo
Assim que pisas em Tokyo sentes logo que estás num mundo diferente. Sabem aquela sensação de "isto parece um filme"? Foi o que senti na primeira vez que lá fui. Já viajei por outros lugares da Europa, e não senti a mesma coisa que senti no Japão. Parece quase irreal poder estar ali a viver aquilo.

Esta carrinha tinha olhinhos. Quando apontei a câmara para fotografar, o olho piscou lol


Super banal andar pela rua e ver um dinossauro em cima de um prédio, haha


- Lojas
Esqueçam tudo o que já viram! Tokyo é um mundo para o consumo. Há lojas de TUDO. Existe a loja dos 100 yenes que é uma perdição, com pisos e pisos de coisas que não custam sequer 1€; existe um prédio (Shibuya 109) com lojas só para mulheres; existem kombinis (que são lojas que estão abertas 24h) e têm de tudo um pouco; existe um prédio (Kiddyland) com vários pisos só com bonecada; existem várias lojas com produtos para animais (caros como tudo); existem departamentos com vários pisos com todo o género de produtos (electrónica, beleza, casa, comida, etc etc); existem todas as marcas caras (não existe uma japonesa sem uma mala ou carteira de marca); enfim... existe tudo o que precisam e não precisam. No Japão encontram à venda as coisas mais úteis, mas também as mais estranhas que não servem para nada.


Para updates diários, façam like no 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com

You Might Also Like

5 comentários

  1. Assim não dá, uma pessoa fica cheia de vontade de viajar! :P
    Parabéns pelo vosso blog, têm uma escrita super divertida e descontraída!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe. Mas viajar faz bem :D
      Obrigada Joana (ou preferes Raminhos?:P) Espero que continues a ler e a comentar ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Admito que o Japão também me fascina imenso! Acho a língua, como dizes, muito agradável - a ausência do 'l' e presença tão forte do 'r' torna-a muito 'sharp', parece que fica mais moderna... Não sei descrever! Fiquei cheiinha de vontade de visitar Tokyo, só coisas mesmo giras :D Acho que me ia perder com figuras de anime :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas de anime, então ias mesmo. Aquilo é um mundo de anime e manga. Existe figuras de tudo, livros de tudo, jogos de tudo :P Eu, felizmente, não sou muito viciada nisso, se não, gastava o meu dinheiro todo por lá lol Mas enfim... Vale tanto a pena ir ao Japão. Pensa nisso ;D

      Eliminar
    2. Tokyo e Death Note - paraíso :-p

      Eliminar