Aveiro - a Veneza de Portugal

quarta-feira, julho 26, 2017

A primeira vez que fui a Aveiro foi muito a correr e não vi grande coisa. Nesta segunda visita dediquei um dia a explorar a zona. Infelizmente o tempo não ajudou, porque estava bastante chuvoso. No entanto, consegui preparar-vos uma lista daquilo que considero interessante visitar nesta cidade. Retirando os dois últimos tópicos em que fomos de carro, tudo o resto fizemos a pé. O que é óptimo, porque entre ir e vir e arranjar lugar para estacionar, perderíamos imenso tempo.

1) Praça Humberto Delgado e as quatro estátuas
Estas quatro estátuas devem ser das coisas mais fotografadas em Aveiro. Simbolizam quatro figuras tradicionais da região: a Salineira, o Fogueteiro, a Parceira do Ramo e o Marnoto.


2) Dar uma volta pela cidade e ver a arquitectura, os azulejos, a street art e os mercados de antiguidades.
Aveiro tem diversos prédios de art nouveau (ao todo são 28) e muitos deles com azulejos inspirados neste estilo. Nunca vi tanto azulejo diferente por metro quadrado. Andem pela cidade com alguma calma e observem todos os pormenores. Encontram na Travessa do Tenente Rezende uma parede cheia de street art (olhem para cima, porque nem tudo está à medida do olhar).
Como fomos a um domingo (4º domingo de cada mês), apanhámos também um mercadinho de velharias e usados.





3) Visitar lojas tradicionais
O que não falta são lojas a vender sal e ovos moles. Entrem numas quantas e vejam os produtos tradicionais da região. Eu visitei uma loja bastante simpática chamada Casa da Ria. Aqui poderão encontrar sal, flor de sal, sabonetes, produtos de beleza, ovos moles, espumantes, peças de artesanato, e muito mais.

4) A melhor loja de velharias que já conheci
A Porta Verde merece uma visita obrigatória. Até mesmo aqueles que, tal como eu, não ligam muito a velharias e a usados, vão adorar esta loja. Tem coisas que vos vão fazer lembrar a vossa infância, outras que vão querer trazer para decorar a vossa casa, e outras tantas que vão querer trazer para usar e vestir. Acreditem que a visita vale muito a pena. 



5) Visitar a Oficina do Doce e comer ovos moles
Nesta loja o interessante são os workshops e demonstrações do fabrico dos ovos moles. Aqui poderão ver o fabrico destes doces e ainda por mãos na massa. No final ainda têm oportunidade de experimentar uma destas iguarias da cidade. Fica situado na Galeria Rossio.
No entanto, para comprarem para levar para casa, aconselho a visitarem a Pastelaria Latina, que tem bastante variedade de doces e são todos de óptima qualidade.

6) Casa de chá do Museu Arte Nova
Depois de passarem pelo Museu de Arte Nova, façam uma paragem na casa de chá que se encontra no piso térreo. É bastante acolhedora e tem um vitrina de bolos divinal.


7) Andar de moliceiro
Não é à toa que é considerada a Veneza de Portugal. Têm ao vosso dispor algumas empresas que fazem percursos pela ria de Aveiro (aproximadamente 45 minutos cada viagem). Aproveitem para apreciar o design dos barcos. Alguns têm imagens bastante engraçadas.




8) Visitar as Salinas
Não tive tanta sorte na minha visita como vocês poderão ver pelas fotografias. No entanto, e com bom tempo, poderão fazer uma visita que inclui ainda uma piscina salgada e um spa.


9) Ir ao restaurante Gatupardo
Numa pequena pesquisa pelos principais sites de avaliação, encontrei este restaurante que me pareceu interessante partilhar convosco.
A comida é boa, mas o que mais me convenceu foi o espaço. Parece que entraram numa grande e sofisticada oficina de automóveis. À entrada encontrarão um Jaguar, que já por si atrai os amantes de carros. Mas para entrarem a 100% no espírito, escolham uma das mesas com antigos bancos de automóveis e apreciem as pinturas das paredes.





10) Visitar a Costa Nova
Quem teve azar nesta visita? Eu! Choveu quase sempre e não consegui visitar o farol nem todas as casinhas típicas que tanto queria ver. Mas não deixem de visitar a Costa Nova na vossa visita a Aveiro. Aproveitem e tirem meia dúzia de fotografias instagramáveis.








E vocês? Ficaram curiosos por conhecer Aveiro?
Já conhecem? Partilhem todas as vossas experiências connosco.

Todas as fotografias foram tiradas por mim e não podem ser reproduzidas sem autorização.

Para updates diários, façam like no Facebook do 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.

You Might Also Like

0 comentários