Diário Fotográfico Amesterdão - Dia 3

quarta-feira, junho 21, 2017

DIA 3
Albert Cuypmarkt, FOAM, Tassen Museum, Van Loon Museum, Het Rembrandtuis e Canal Cruise

Este terceiro dia já foi bem mais preenchido e fotografável.

• O dia começou com um passeio pelo Albert Cuypmarkt, que é paragem obrigatória por quem visita Amesterdão. Têm de tudo um pouco: roupa, calçado, comida (muita comida), artigos de electrónica, entre muitas e outras variadas coisas que não precisamos haha.

• Depois do passeio pelo mercado, fomos ao FOAM, museu da fotografia. Não poderia ir a Amesterdão sem passar por este museu. Quando viajo, das primeiras coisas que procuro é se o local tem um museu de fotografia (ou alguma exposição interessante). Tivemos a sorte de apanhar uma exposição do Ren Hang, um famoso fotógrafo chinês, que infelizmente deixou-nos em Fevereiro deste ano. Eu não costumo gostar de fotografias de nu, mas as dele atraem-me por terem ali algo mais do que uma mulher ou um homem nu. São bastante artísticas.

• De seguida fomos ao Museu Van Loon. É uma casa do século XVIII pertencente à família Van Loon. Os visitantes podem andar pela casa como se tivessem sido convidados para ver a casa de um amigo. Não há ninguém a vigiar, não há seguranças, não há informações sobre os artigos. NADA! Se colocaria este local num roteiro? Não. Mas o meu pai e irmão consideraram esta  visita das mais interessantes. A meu ver valeu a visita só por não termos pago e por ter visto as transeiras da casa, onde encontrámos um coche amarelo muito bonito (atenção que esta parte traseira parece que já não pertence à casa. Não tenham receio de passar o jardim e abrir a porta do edifício das traseiras).

• E porque não ir a um museu de malas? Claro que os homens não acharam muita piada, mas nós mulheres pensámos "já que não se paga, vamos lá ver se encontramos umas malas jeitosas". E valeu bem a pena a visita ao Tassen Museum. É um museu interessante do ponto de vista que conseguem ver a evolução das malas ao longo dos tempos. Existem mais de 5 mil exemplares. Alguns que nunca pensei ver na vida. E tinha lá uma mala da minha querida Vivienne Westwood (muito amor por esta estilista). E a loja do museu? Queria TUDO!
  • O próximo destino foi o Museu Rembrandt. Tinha colocado este museu como obrigatório visitar. Foi o primeiro em que usei o áudio-guia (porque era gratuito), e foi a partir desta visita que percebi a importância de ter um guia connosco. Achei tudo muito mais perceptível e bastante mais fácil movimentar-me pelo museu. Pensei que iria encontrar mais obras dele, mas de qualquer modo é muito interessante estar no local onde trabalhava e ver um pouco da sua colecção privada. Adorei a exposição Glenn Brown - um artista inglês que tem inspiração em Rambrandt (neste momento já não está em exibição, mas aconselho a pesquisarem o trabalho dele).

• E o dia acabou com o tão desejado cruzeiro pelos canais de Amesterdão. Através do I amsterdam city card têm direito a uma voltinha gratuíta. Existem várias empresas que poderão escolher. Nós andámos no Lovers Canal Cruises. Queríamos ir ao final do dia para podermos apanhar algumas luzes mas ter ainda alguma luz natural. Não sei se foi o melhor, porque para fotografias não é a melhor altura. E maior parte de nós ficou com alguma vontade de dormir durante a viagem, haha. Sim, dá um sono desgraçado, mas se forem a ouvir o áudio-guia, tudo se torna mais interessante (porque vão a ouvir a história da cidade e de alguns edifícios por onde vão passando). Super aconselho este passeio.

ALBERT CUYPMARKT
Site Oficial
Como ir: tram 16 ou 24 (descer na estação Albert Cuypstraat)
Horário: segunda a sábado das 9h00 às 17h00
Preço: grátis

FOAM - FOTOGRAFIEMUSEUM
Site Oficial
Como ir: tram 16 e 24 (descer na estação Muntplein)
Horário: diariamente das 10h às 18h | 5ª e 6ª das 10h às 21h Preço: grátis com o I amsterdam city card |  no local: 11€

MUSEUM VAN LOON
Site Oficial
Como ir: tram 24 (descer na estação Muntplein)
Horário: diariamente das 10h às 17h
Preço: grátis com o I amsterdam city card | local: 9€

TASSEN MUSEUM HENDRIKJE - MUSEUM OF BAGS AND PURSES Site Oficial
Como ir: tram 4, 9 ou 14 (descer na estação Rembrandtplein)
Horário: diariamente das 10h às 17h
Preços: grátis com o I amsterdam city card | local:. 12,50€

MUSEUM HET REMBRANDTHUIS
Site Oficia
Como ir: tram 9 e 14 (descer em Waterlooplein)
Horário: diariamente das 10h às 18h
Preço: grátis com o I amsterdam city card | no local: 13€

LOVERS CANAL CRUISES
Site Oficial
Horário: das 09h às 22h (iverno das 9h30 às 21h)
Preço: grátis com o I amsterdam city card | no local: 13€

Podem ver o Diário Fotográfico Amesterdão - Dia 1 | Dia 2
Para outras fotografias da viagem, sigam o nosso instagram @6800milhas

Todas as fotografias foram tiradas por mim e não podem ser reproduzidas sem autorização.

Para updates diários, façam like no Facebook do 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.