Se estás farta(o) de dietas, não deixes de ler este post

quarta-feira, novembro 02, 2016





Actualmente, cada vez é maior a quantidade de informação disponibilizada sobre nutrição e alimentação. Concordam? O problema está quando a informação se torna confusa ou contraditória. Cada vez surgem mais artigos a dizer que um determinado alimento faz bem, para logo a seguir aparecer outro que nos diz exactamente o contrário. A título de exemplo, ainda há pouco tempo surgiram vários estudos científicos a concluir que a gordura afinal não era a grande vilã e responsável pela epidemia da obesidade.

Quando o assunto é "qual a melhor dieta" então aí é que os ânimos se exaltam. Desde os que defendem que a reeducação alimentar é o único caminho possível, até aos que defendem a dieta paleolítica, passando pelos vegetarianos/veganos, pelos que só consomem alimentos crus, até aos que juram a pés juntos pela dieta atkins, as divergências são imensas...E a pessoa anda meio perdida...




Acreditem ou não existe um ranking das melhores dietas de 2016 realizado nos EUA, dividido por "melhor dieta em geral", "melhor dieta para perder peso", etc... De acordo com o US News and World Report as melhores dietas para perda de peso são:

#1 Weight Watchers Diet
#2 HMR Program
#3 Biggest Loser Diet

Para quem não sabe a Weight Watchers Diet é baseada num sistema de pontos. A cada alimento são atribuídos determinados pontos e a pessoa pode comer o que quiser, desde que não ultrapasse o número de pontos diários a que tem direito, com base no seu sexo, peso, altura e idade. Conseguem imaginar-se a contar pontos todos os dias?! Eu não...
O HMR Program é baseado em refeições fornecidas pela empresa envolvida, com a adição de alguns elementos como frutas e vegetais. Faz-me lembrar um pouco o programa LEV que existe em Portugal. Perde-se peso sem dúvida. Mas e quando acabarem as tais refeições que são fornecidas? A pessoa aprendeu o suficiente para não voltar a ganhar os quilos de volta?
Finalmente, a Biggest Loser Diet que penso que é a mais conhecida devido à polémica gerada à volta de certos concorrentes do programa Biggest Loser que dizem ter sido sujeitos a uma dieta com uma restrição calórica excessiva e exercício físico demasiado intenso.

Então Catarina mas qual a melhor dieta para mim? A verdade é que todas as dietas funcionam. Não batam já palminhas de contentamento :-p Qualquer dieta funciona no início. Afinal de contas quando se inicia uma dieta, qualquer que ela seja, cortamos refrigerantes, açúcar e começamos a praticar mais exercício físico. É por isso natural que se emagreça. Então posso seguir qualquer uma? NÃO! A dieta que se deve seguir é aquela que é sustentável manter a longo prazo e que se  adapta ao nosso estilo de vida.

Então qual é a chave? A chave é a Bio-Individualidade. Isto é, o que resulta comigo, pode não resultar com vocês. Nada de pegar na dieta passada ao amigo e sair por aí a correr. Então como saber? Experimentando! Experimentem por 21 dias e vejam como se sentem. 




Vamos deixar de demonizar alimentos, vamos aprender a comer com equilíbrio, e vamos introduzir hábitos mais saudáveis pouco a pouco. Aliás, quantos de nós já fizemos mil dietas, emagrecemos para logo a seguir recuperar todo o peso perdido? #quemnunca





Independentemente disto, há linhas gerais que são comuns a qualquer estilo de vida saudável, seja qual for a dieta que a pessoa siga. Então se quiserem começar por algum lado, comecem por aqui. Pode parecer pouco, mas se introduzirem pelo menos um destes hábitos já vão sentir a diferença. Em vez de pensarem em cortar o chocolate diário, pensem antes em adicionar mais vegetais às refeições. Não é tudo ou nada. Façam simplesmente melhores escolhas.

1- Comam mais vegetais (primeiro ao jantar e depois ao almoço) e bebam mais água (aos poucos deixem os refrigerantes, sumos de caixa, etc).

2 - Reduzam o consumo de açúcar, junk food, cigarros e alcóol.

3 - Reduzam o consumo de industrializados. 
Reduzir não é excluir. Eu percebo que às vezes é mais conveniente comer uma barra no intervalo da reunião do que sacar da marmita do ovo cozido e batata doce. Sim sou dessas :-o. Já carreguei muito ovo cozido! Mas nunca mais :-p

4- Leiam bem os rótulos.
Ok, ok, não é preciso analisar detalhadamente a quantidade de proteína, açúcar, gordura, etc. Há uma regra muito mais fácil: olhem para os ingredientes. O primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade e assim sucessivamente! Se estão a comprar pão integral e o primeiro ingrediente não é farinha integral...tirem as vossas conclusões...

5- Mexam-se mais.
Não é preciso fazerem exercício físico no ginásio se não gostarem. Vocês já sabem o que é preciso. Vá não me digam que não. Já leram tantas vezes o mesmo, até nas revistas de saúde: subir as escadas, fazer caminhadas, enfim ser o mais activo possível.

6 - Durmam bem (desliguem-se do digital), façam qualquer tipo de actividade relaxante (seja passear, meditar, uma massagem) e divirtam-se no vosso tempo de lazer (afastem-se de pessoas tóxicas). 

Já alguma vez fizeram dieta? Qual seguiram? Como se sentiram? Sentem-se confusos em relação às informações disponibilizadas? Que dúvidas têm? 

***

Para updatares diários, façam Like no 6800 milhas AQUI ou sigam-nos no Instagram @6800 milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Estou farta de dizer a amigas que querem emagrecer: correto é tentar fazer uma alimentação minimamente saudável de forma permanente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta é isso mesmo. Manda-lhes o link deste post. Pode ser que fiquem convencidas :-)

      Eliminar
  2. Olá Catarina adorei este teu post.
    A questão passa muito por aí, pela mudança gradual no nosso estilo de vida e nas opções que tomamos diariamente. Por exemplo, continuo a comer pizza no entanto, vou ou encomendo nas pizzarias de bairro pois têm menos gordura, basta ver pela caixa de papelão, na telepizza a gordura escorre ��.
    Quando se fala em dieta, a pessoa já está a pensar quando terminará para voltar aos seus velhos e perigosos hábitos.
    Eu como sabes, faço é sou distribuidor independente da Herbalife, mas só por si não faz milagres, daí ser importante a aprendizagem das escolhas e das alternativas.
    No meu caso pessoal, passei a praticar karaté faz 2 anos e nos últimos 2 meses também crossfit. Sinto-me tão bem!!
    Neste percurso, já tive altos e baixos e muitas reavaliações, mas o que interessa é o resultado a longo prazo e neste momento já perdi mais de 50kg de gordura, aumentei mais de 15kg de massa muscular e aumentei substancialmente a minha % de água corporal.
    Obrigado pelos teus posts e desculpa o discurso ��.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.
      Exactamente, concordo totalmente contigo na questão da mudança gradual e no facto de as pessoas quererem dietas milagrosas de 1 a 3 meses no máximo.
      Parabéns pelos teus resultados fantásticos e continua :-)

      Eliminar
  3. Tens toda a razão, estas fórmulas pré-feitas só funcionam até certo ponto. Até porque, no geral, não são propriamente saudáveis - algumas incentivam o consumo de químicos, outra uma relação pouco equilibrada com a comida... O melhor é mesmo encontrar o que funciona para nós. Mas essas dicas que mencionas são praticamente universais :)

    ResponderEliminar