Ecorkhotel

quarta-feira, setembro 28, 2016


Tenho um certo carinho por este hotel. Estão a ver aqueles amores à primeira vista? Foi o que aconteceu com o Ecorkhotel. A primeira vez que lá fomos, foi em 2013, pouco depois da abertura do espaço. E desde então, dou por mim a ir a outros hotéis e pensar "não chega aos calcanhares do Ecork".
Entretanto 2014 não fomos lá porque andámos a tratar do nosso casamento (casei em 2015, que merece um post mais à frente); em 2015 casámos e fomos de lua de mel a Tokyo (que também irá merecer um post por aqui) e em 2016 decidimos não sair de Portugal. Então o que é que pensámos? - "vamos ao Ecork descansar". E assim foi. Fomos em Abril por duas noites. E não contentes com as duas noites, voltámos lá este mês para três noites.
Pronto! Poderia ficar por aqui e dizer apenas "vão lá, porque vale muito a pena". Mas vou fazer aqui uma listinha daquilo que vos espera se lá forem.



As escolhas ecológicas, biológicas e materiais naturais
O que salta logo à vista assim que chegam, é o edifício principal coberto a cortiça. Não é por acaso que se chama Ecorkhotel. Aproveitaram esta matéria prima tão típica portuguesa, para fazer um dos primeiros hotéis revestidos a cortiça (ou será o único?).
Mais à frente podem ver imensos painéis solares, que pelo que li, servem para aquecimento das águas sanitárias e para o aquecimento da piscina exterior.
Em frente ao restaurante Cardo, existe uma horta biológica e um campo onde podem ver ovelhas a passear (e este ano, com alguns bebés à mistura). São um amor, mas dão pouca confiança, ahaha.



As suites
O hotel tem 56 suites individuais, que parecem formar uma pequena vilazinha. Isto é daquelas coisas que mais gosto do hotel. Ao fim de dois dias, já sentem que aquilo é a vossa própria casa de campo. As suites são compostas pelo quarto, uma wc, uma sala e um terraço com duas espreguiçadeiras - óptimo para estarem no silêncio alentejano a olhar as estrelas.
Os quartos têm uma decoração simples e moderna, mas com bastantes pormenores rústicos. As camas são muito confortáveis, o que ajuda no descanso nocturno.
O que os quartos disponibilizam: chinelos; robe; toalhas; shampoo; creme de corpo; gel de banho; toucas de banho; toahas; 2 tvs; frigorífico; 2 espreguiçadeiras; sofá; cofre e um grande armário.
O que senti falta: secador de cabelo









Piscinas
Não é só pelas suites que gostamos do Ecorkhotel. As piscinas são só a melhor coisa do mundo. A exterior é uma infinity pool, com uma vista para a paisagem alentejana. Nada como entrar na água, e ficarem debruçados a olhar para aquela vista. É em momentos como esse que esquecem a confusão do dia-a-dia, e ficam apenas a contemplar as oliveiras e a tranquilidade da área envolvente.
A piscina interior (atenção que é necessário touca), tem uma vista igualmente bonita, e é bastante ampla. É uma óptima escolha para quem visita o hotel no inverno.



Restaurante - Cardo
Ok! Cardo. É só o culpado por eu e o marido termos a mania que somos finos. O que quero dizer com isto é que, o restaurante Cardo foi aquele que nos fez experimentar pela primeira vez as chamadas comidas "requintados". Eles baseiam-se muito em produtos típicos portugueses, sempre muito bem apresentados e confeccionados. Irei fazer um post apenas com as nossas escolhas, e o que achámos dos pratos (bem como a diferença de 2013 para 2016).
É também no Cardo que é servido o pequeno almoço, com alguma variedade (mas parece-me que em 2013 gostei um pouco mais da apresentação e dos produtos disponibilizados). No entanto, é um pequeno almoço bom, com pão alentejano, croissants, compotas maravilhosas, queijos, iogurte, leite, sumos, fruta, entre outras coisas igualmente boas.


Bar da piscina e do lobby
O bar da piscina é um óptimo complemento à piscina. Podem ir ao bar pedir qualquer coisa para comer ou beber e levar para as vossas espreguiçadeiras. Neste verão até tinham gelados da Olá (apesar de mais caros que o normal, são bastante apetitivos nos dias de calor). É também aqui que são servidos sumos de fruta e cocktails. Não peçam cocktails no bar do lobby, porque eles vão responder que isso "só as meninas do bar da piscina é que servem".
No entanto, no bar do lobby podem pedir uma bebida ao final da noite, e sentarem-se por ali ou no espaço exterior, onde têm cadeiras, mesas e bancos à disposição. Não é um espaço que goste muito (a parte de dentro do bar do lobby), porque tem pouca privacidade por ser mesmo em frente à recepção, mas não deixa de ser um local de passagem para quem não quer ir logo para o quarto.




O que fazer no hotel
Para além de desfrutar das piscinas, do conforto dos quartos e da gastronomia do Cardo, podem aproveitar outras zonas do hotel. Existe um spa com sauna e banho turco, óptimos para relaxar.
Para aqueles que gostam de malhar, mesmo nas férias, o hotel disponibiliza um ginásio com duas passadeiras, bicicletas de spinning, uma máquina de musculação, bolas de pilates, TRX, pesos, etc. É bastante completo. Mas desta última vez que fomos, como estava muito calor e não há ar condicionado na sala (pelo menos não estava ligado), não aguentei muito tempo lá dentro, porque dificultou imenso a respiração.
Podem ainda pegar numa bicicleta (sem qualquer custo) e dar uma voltinha pelas redondezas.
Existe uma "sala" de jogo que só descobrimos este verão. É composta por uma mesa de snooker, uma mesa de matraquilhos e um jogo de setas. O único senão é que é tudo pago. Neste aspecto, já tive em hotéis onde não se pagava nada por estes serviços. E nem conseguimos jogar snooker porque disseram que a mesa estava em manutenção.

Nas redondezas
O Ecorkhotel fica a 14 minutos do centro de Évora - paragem obrigatória para quem nunca visitou esta cidade património mundial. Mas para quem já visitou, nada como voltar a passear pelas ruazinhas. Vão sempre passar por lugares onde nunca estiveram. Aproveitem para olhar com atenção os pormenores, e para registar tudo com a vossa máquina fotográfica.
Aconselho visitarem: Templo de Diana, Capela dos Ossos, Praça do Giraldo, Aqueduto de Água de Prata e para quem gosta deste género de monumentos, passem pelos Cromeleques de Almendres. Mas para quem como eu, gosta de passear pelas ruas e fotografar o que me aparece à frente, entrem na muralha e vão sem destino. Vão sempre encontrar qualquer coisa interessante para fotografar.


Ecorkhotel, Évora Suites & SPA,
Qta Deserta e Malina, Apartado 341
7006-804 Évora
Site | Facebook

Para updates diários, façam like no 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com

You Might Also Like

3 comentários

  1. Adorei, adorei, adorei! Será, com toda a certeza, onde vou parar para o ano durante uns dias no Verão!! Portugal tem sítios tão bonitos que às vezes mais vale poupar um pouco mais e ficar aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale muito a pena :D
      Portugal é lindo. Nós é que não tiramos muito partido do que temos. Por vezes ficar cá dentro não é sinónimo de poupar, mas ao menos conhecemos um pouco do nosso país :D
      Espero que gostes

      Eliminar
  2. Achei o hotel simplesmente fantástico. As fotos fazem com que queira ir para aí já amanhã!

    ResponderEliminar