5 dicas para retomar hábitos saudáveis

quarta-feira, setembro 28, 2016




É normal que nas férias as pessoas relaxem um pouco no que toca quer à alimentação, quer ao treino. E isto acontece sobretudo quando as férias envolvem viagens para outro país, em que por norma queremos experimentar a gastronomia local. Até porque comer sem prazer, sempre com sentimentos de culpa sempre presentes, não é nada saudável.
No entanto, o resulto é normalmente um aumento de peso. E, se em parte, podemos falar em retenção de líquidos, a verdade é que geralmente há também um aumento da massa gorda e perda de massa muscular (#ninguémmerece).




Eis pois que chegamos de férias com vontade de voltar à nossa rotina mas de repente apetece-nos bolo, apetece-nos chocolate, apetece-nos comer este mundo e o outro. E vontade de treinar? 0. A vontade é mais para fazer sestas no sofá...

Aqui ficam 5 dicas para vos ajudar:

1 - Façam do descanso uma prioridade. Se não dormirmos bem vamos andar sem energia o dia inteiro e é difícil concentrarmo-nos nos nossos objectivos. É importante dormir um mínimo de horas por noite (entre 7h a 8h, dependendo de casa pessoa). Tentem ir dormir sempre à mesma hora já que o nosso corpo descansa melhor se tivermos um horário determinado. Eu sei "easier said than done!" Mas tentem durante uma semana desconectar do snapchat, instagram, facebook, periscope, etc, etc e vão ver que de manhã se vão sentir bem melhor.



2 - Bebam mais água e comam mais vegetais que são ricos em fibras e antioxidantes. Eu sei que não é fácil. Adoro coca-cola 0, a água sabe-me mal, mas a verdade é que é importantíssimo criar este hábito. Experimentem colocar uma rodela de limão para dar algum sabor à água. Já em relação aos vegetais, podem ser muito saborosos, só depende da maneira como são cozinhados. Couve-flor cozida? Horrível. Puré de couve-flor com noz moscada? Delicioso.



3 - Organizem-se. Se o frigorífico está vazio e nos armários só há bolachas, batatas fritas, etc, a hipótese de sucesso é muito reduzida.

  • 1º passo: criar uma lista de compras e ir ao mercado/talho/peixaria/supermercado. E porque vos quero mesmo ajudar criei esta lista, disponível para download AQUI;


  • 2º passo: terem algumas refeições prontas. Se não vos apetece cozinhar ao fim-de-semana para a semana toda, uma boa alternativa é fazer mais comida ao jantar, que pode ser levada no almoço do dia seguinte. O importante é não tomar decisões com base em falta de opções. Comer uma pizza porque é o aniversário do namorado/marido? Sim! Comer uma pizza porque chegamos tarde a casa do trabalho, o frigorífico está vazio, não nos apetece cozinhar? Não.


4 - Tentem focar-se naquilo que vão comer em vez do que não podem comer. Tenham sempre algum snack saudável com vocês. Até porque podem comer de tudo, não será é todos os dias ou em grandes quantidades. Snacks saudáveis (um muffin/bolinho caseiro, chocolate preto com pelo menos 70% de cacau, um punhado de oleoginosas ou coco em lascas) são uma óptima opção para quando tiverem fome ou sentirem aquele "desespero" por algo doce.

5 - Estabeleçam um objectivo e aos poucos voltem à rotina de exercício. O objectivo não tem que ser: perder 5 kilos! Não deixem que a balança vos defina. Pode, por exemplo, ser: perder 2% de gordura, conseguir fazer 5 pull-ups, correr 10k. Comecem por fazer 30m de caminhada na primeira semana e aos poucos retomem os treinos, mesmo que a carga/esforço seja mais reduzido/a. Uma boa forma de voltar ao ritmo pré-férias é combinar fazer um trilho com os amigos ou participar em algum evento desportivo (charity run, por exemplo).



Se nada disto resultar, podem equacionar, sempre com acompanhamento de um nutricionista ou profissional de saúde, a hipótese de um detox. O tema é polémico por isso deixei para o fim. Há nutricionistas que não aconselham o detox pois afirmam que o nosso organismo é muito inteligente e consegue detoxificar-se sozinho. Eu acredito que cada organismo tem as suas próprias necessidades e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Para o meu organismo, após um período longo de férias (duas semanas ou mais) e por dois/três dias no máximo, o detox funciona. E funciona para quê? Não para perder peso mas sim para deixar de sentir aquela necessidade premente de açúcar e para "desinchar" o meu organismo. Sobre os tipos de detox falarei num próximo post.

Se tiverem mais dicas ou gostarem que eu aborde um certo tema deixem nos comentários as sugestões.


Para updates diários, façam like no 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com

You Might Also Like

5 comentários

  1. Eu sou das que chega a casa cansada e enfarda uma pizza! e um gelado :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não somos todas? :-p Mas também das pessoas que quando decide seguir um plano é das mais focadas/disciplinadas que conheço!

      Eliminar
  2. É isso tudo Catarina. Não é uma questão de dieta, mas sim uma alteração progressiva dos nossos hábitos, tanto alimentares como de exercício, dado que maioritariamente os nossos trabalhos são sedentários. Obrigado pela tua partilha. Bjs

    ResponderEliminar
  3. o regresso deste verão está a ser duro... a balança está a fazer-me a vida dificil :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas :-) Por isso é que me lembrei desse post. Mas tu também tiveste azar com os PTs! Vai com tudo agora!

      Eliminar