A evolução do meu estilo musical

sexta-feira, fevereiro 24, 2017

Hoje apeteceu-me fazer um post nostálgico. Daqueles que nos fazem lembrar bons momentos da nossa vida.
Estava indecisa entra uma publicação sobre desenhos animados ou sobre música. Mas a música chamou mais alto, e pus-me no Youtube a ouvir os sons que ouvia quando era pequena, passando pela adolescência, a fase quase adulta e a fase adulta. É interessante fazerem esta retrospectiva, porque vão ver como o vosso estilo musical mudou radicalmente. Bom! No meu caso mudou, hehe. Sempre fui muito dada à música. A minha avó tinha uma loja onde vendia cassetes (chamavam de discoteca). Portanto, desde pequena que a música faz parte da minha vida. Até tentei entrar nos Onda Choc, mas disseram que eu precisava de ter umas aulinhas de canto, então, desisti lol

FASE 1
Antes dos 6 anos ouvia músicas de adultos. Basicamente não me lembro de ouvir músicas para crianças (nem sei se naquela altura havia músicas para crianças, sem serem as tradicionais "Atirei o Pau ao Gato", "Come a Papa Joana", entre outras). Lembro-me de estar aos pulos em cima da cama, como se fosse o meu palco, a dançar e a cantar Da Vinci ou Roxette. E uns anos mais tarde, já na primária, a obsessão que tinha com o filme Dirty Dancing.





FASE 2
Depois dos 6 anos, para aí até aos 10/11, passei pela fase de ver todos os filmes da Disney, e gostar de todas as músicas. Não me posso esquecer de incluir os Onda Choc (na verdade, já devia ouvir antes dos 6. Sei que tive muitas cassetes deles. Mas um dia achei que aquilo não era mais para mim, porque estava crescida). 



FASE 3
Aos meus 12 anos, já naquela fase de "não sou uma criança", surgiu em Portugal a primeira boysband. E claro que eu fiquei vidrada neles. Os Excesso fizeram parte da minha vida até terem terminado. Eu era mesmo mega fã (daquelas que comprava todas as revistas onde apareciam. Daquelas que colava posters na parede. Daquelas que ia a todos os concertos possíveis e imaginários). Foi também nesta altura que comecei a ir a concertos (e desde então, não tenho parado. Já são mais de 100 bandas que vi ao vivo). Com os Excesso veio a paixão pelo Enrique Igleias (ok, aqui apaixonei-me primeiro pelo rapaz, e não pelas musicas. Mas as canções vieram de arrasto ahah). Entretanto surgiram os Anjos (que foram à minha escola gravar o clip que vou colocar abaixo), os Milénio, a Britney Spears muitos outros que eu também comecei a seguir. Afinal de contas, estava na fase POP da minha vida. Ah! Sem faltar as Spice Girls. Tantas e tantas vezes cantei e dancei Spice Girls com a minha prima. Nessa altura achávamos que éramos coreógrafas (e éramos mesmo lol)






FASE 4
Quando achei que o POP já não era bem a minha onda, comecei a interessar-me por algumas bandas brasileiras que eu considerava mais "cool". Um bocado por culpa da Malhação/New Wave. E aí começou a saga da música "cool" brasileira. Ouvia a CPM22, Detonautas, Charlie Brown Jr, entre outros. Também comecei a ouvir coisas como: The Coors, Sonique, Bombfunk MC. Pois, eu sei, coisas nada a ver. Mas nesse aspecto sempre fui muito eclética.







FASE 5
A partir dos meus 15 anos (talvez) comecei a ouvir música mais virada para o Rock e já perto dos 17 entrou a minha fase Pop Punk e Ska. Passou por artistas como a Avril Lavigne, Evanescence, Pink, Pitty, The Offspring, Guano Apes, Skunk Anansie, Fonzie, Easyway, Tara Perdida, Mad Caddies, Less Than Jake, entre outros. E a partir daqui, a minha evolução foi apenas manter mais ou menos o mesmo género de música, mas um pouco mais pesado. Ah! Também foi a partir daqui que dei um desgosto à minha mãe, quando se apercebeu que eu não ia ser betinha para a vida toda, ahaha.














FASE 6
Esta é a fase actual da minha vida. Em que continuo a gostar de algumas bandas que ouvia anteriormente. Mas muitas outras foram entrando com o passar dos tempos. E parece-me que esta fase vai durar a vida toda. Continuo a ouvir de tudo um pouco, mas eu vibro mesmo é com Punk Rock e HC.











E vocês mudaram muito o vosso gosto musical? Contem-me tudo. O que é que ouviam quando eram pequenos? O que é que ouvem agora? Identificam-se com alguma das minhas fases? Qual? ;)

Para updates diários, façam like no Facebook do 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.

You Might Also Like

8 comentários

  1. R: Eu comprei o rosa bebé. Adorei mesmo, vou experimentar a tal de duas semanas :D
    Ahahah, também já conseguia dividir a minha vida assim, boa ideia!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Giveaway choker a decorrer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que experimentar isso :D Depois mostra o resultado =)

      Faz esta divisão do estilo musical, e depois partilha eheh :D
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Bem, que post revelação: não fazia ideia que tinhas tentado entrar para os Onda Choc!

    Ish essa música do "Sou conquistador" quantas vezes a cantei a plenos pulmões. Ah ah ah. Eu adorava as músicas da Pequena Sereia, depois como tu passei para os Onda Choc e os Ministars. Tu não ouvias ministars?
    Também era fã das Spice Girls, mas nunca gostei muitos dos Excesso ou dos Anjos. Acho que foi nessa altura que comecei a ficar viciada em Bon Jovi e Take That...
    A partir daí comecei a ouvir Green Days, Off Spring, Red Hot Chilli Pepers, the presidents of united states of america, etc (9 ao 11 ano). Depois no 12 para me integrar com um grupinho da minha turma (...) comecei a ouvir doors e esse género de música...
    Na Universidade acho que foi quando comecei ouvir simplesmente rádio e a partir daí deixei de ligar muito. Gosto de ouvir música, mas não tenho um estilo definido. Gosto muito de jazz, blues, electro swing, bossa nova mas também gosto de Adéle, Gaga, Bruno Mars, etc. Coisas mesmo muito diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha, porque a minha avó como trabalhava com música, devia conhecer algumas pessoas.
      Ministars também ouvia :P Tinha as cassetes dos dois grupos.
      A cena é que tu és mais velha que eu, e na altura dos Excesso, já devias estar noutra onda. Porque eu nunca fui muito fã de Bon Jovi e Take That. Ouvia, mas não era louca por eles.
      Nem te imagino a ouvir Green Day, Offspring e por aí fora lol Eu também ouvia esses todos quando passei da fase pop. Os primeiros estilos que falaste, gosto para ouvir num bar ou assim. Não foste ao concerto da Adele e Gaga? Eu gostava de ir ver Gaga ao vivo. Adele e Bruno Mars dispenso.

      Eliminar
    2. Estás-me a chamar velha? lol
      Não me imaginas? Mas ainda hoje gosto dessas bandas! Aliás a minha música preferida de todos os tempos é o "Time of your life" dos Green Day.
      A Adele nunca veio cá, a Gaga o concerto esgotou em horas por isso não consegui :-/

      Eliminar
  3. Eu não sou nem nunca fui particularmente fã das músicas/bandas que mencionas, por acaso! Nem sequer tive o clássico encantamento por músicas da Disney - gostava do canal e dos filmes, mas não decorava as músicas nem tinha CDs :P
    Só me lembro de 3 fases - a de ouvir tudo indiferenciadamente (do género, quando era mesmo pequena :P), a de ouvir a música mais atual e popular e a mais atual, em que me virei para bandas tipo AC/DC, Led Zeppelin, Pink Floyd, etc. Estas são as mais sensacionalistas, claro, mas dá para perceber a ideia! E tenho vindo a adorar cada vez mais cantores 'a solo', como o Bob Dylan, o Tom Waits, o Nick Cave... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és de que ano Avelã? Cada geração teve as suas fases.
      O teu estilo é bem diferente do meu e da Catarina. Mas também é muito interessante =) Não me importo de ouvir essas bandas e músicos que referiste.

      Eliminar
  4. Acho que só coincidimos na Fase 2 e Fase 5 (já nem me lembrava da existencia dos Easyway). Como acho que toda a gente, o meu gosto também foi evoluindo e passando por várias fases, bastante diferentes, algumas delas coincidentes no tempo.

    Fase 1: Gostava do que os meus pais ouviam, especialmente dos Beatles, de Peter, Paul and Mary e daqueles cantores do "25 de Abril sempre". Numa certa altura também comecei a ouvir Onda Choc e Mini Stars, e bandas sonoras de telenovelas brasileiras... ahahahaha! Tinha uma cassete do Roque Santeiro.

    Fase 2: Para ai aos 7 anos fiquei fanática de musicais (Musica no Coraçäo, Mary Poppins, etc) e músicas dos filmes da Disney. Esta fase näo passou, continuo a gostar de musicais e de músicas dos filmes da Disney, mas de uma forma menos... intensa!

    Fase 3: Take That! E talvez um bocadinho de Boyzone. Uma fase má que prefiro esquecer! Mas Backstreet Boys e Spice Girls nunca. Ahahahaha

    Fase 4: Bon Jovi primeiro, e depois aquelas musicas da moda tipo Boyz II Men e mix que nos pasavamos uns ao outros em cassetes gravadas da radio, no 7º e 8º ano. Já nem me lembro o que lá vinha.

    Fase 5: Por um lado estavam os Offspring, Greenday e Blink 182. Por outro lado estavam os Cranberries, Alanis Morissette e No doubt. No meio estavam os Aerosmith! Depois apareceram os Silence 4 e foi a loucura. E os The Gift... amor!!!!

    Fase 6: Na universidade ouvia um pouco de tudo... como faziamos muitas directas em grupo, iamos alternando quem punha a música e às tantas nem sabia o que estava a ouvir! Mas tive uma fase rock alternativo americano tipo Third Eye Blind, Goo Goo Dolls, Lifehouse, The Calling e muitos outros que acabam por ser todos iguais.

    Fase 7: No final da universidade apaixonei-me por um miudo que me abriu os horizontes musicais e comecei a ouvir coisas que nunca tinha ouvido antes: Belle and Sebastian, Damien Rice, Dave Matthews Band, Rufus Wainwright, The John Butler Trio, Tori Amos, Jose Gonzalez, Beirut. E com o aparecimento do Youtube e das suas sugestöes continuei a descobrir grupos nessa onda. Adoro!

    Fase 8: Quando vim viver para Espanha deram-me a conhecer o indie pop espanhol - Vetusta Morla, Maga, Izal, Second, Sr. Chinarro, Neuman (muitos deles quase desconhecidos, inclusivamente para espanhóis) - , já que me integrei num grupo de amigos que säo todos viciados em música. Com esse eles tenho ido a festivais tanto dentro como fora de Espanha, e ir a festivais é uma optima forma de conhecer música. No último conheci Band of Horses!

    No fundo, ainda oiço um pouco de tudo isto. Depende do dia! ;)

    ResponderEliminar