Vida Paleo: Entrevista Francisco Silva

terça-feira, janeiro 24, 2017


Resolvemos começar aqui no blog uma série de entrevistas a pessoas que seguem diferentes tipos de alimentação. Defendemos a bio-individualidade, o que significa que não devemos seguir a dieta do amigo/parceiro/familiar porque não existe uma fórmula que funcione para todos. O que é benéfico para algumas pessoas poderá não ser para outras. Para descobrir o que funciona para nós nada melhor do que conhecer diferentes conceitos e experimentar, de preferência com acompanhamento de uma nutricionista. 

Começamos por aquela que tem sido a mais falada "dieta" dos últimos tempos: a dieta paleolítica ou paleo. Na dieta paleo estrita as batatas, arroz e lacticínios estão excluídos bem como qualquer tipo de açúcar. Na dieta paleo normal - que alguns autores chamam de primal - são permitidas batata doce e inhame (e por vezes batata branca), arroz selvagem, queijos e iogurtes, mel,  xarope de ácer (maple syrup) e chocolate acima de 70% de cacau. Em resumo:

Paleo Aprovado:
  • Bebidas: água (de acordo com a sede), chá não adoçado, café (com moderação e com mínimo de adoçante)
  • Lactícinios com moderação: iogurte, queijo (produtos fermentados)
  • Ovos (de preferência biológicos)
  • Azeite extra virgem para temperar. Para cozinhar banha, manteiga (de preferência ghee) e óleo de coco 
  • Peixe (anchova, arenque, cavala, salmão e sardinha são os melhores)
  • Fruta (os silvestres são a melhor opção porque são baixos em hidratos de carbono) 
  • Ervas Aromáticas e especiais
  • Chocolate negro (elevado teor de cacau) e vinho tinto com moderação
  • Carnes e aves criadas ao ar livre. Se não se tiver a certeza da origem da carne escolher peças magras e retirar a gordura para minimizar a exposição a toxinas
  • Oleaginosas, sementes e suas manteigas
  • Inhame e Batata Doce com moderação
  • Complexos multi-vitaminas, ómega 3, probióticos, fórmulas proteicas se necessário (geralmente para atletas)
  • Vegetais de todo o tipo
  • Arroz selvagem com moderação
Paleo a evitar:
  • Bebidas energéticas (red bull) e chás adoçados, refrigerantes, bebidas em pó e bebidas isotónicas (gatorade, etc)
  • óleos de colza, algodão, milho, soja, cártamo, girassol, margarinas, gorduras vegetais e alimentos fritos
  • fast food: batata frita, aros de cebola, hambúrgueres, cachorros quentes, chimichangas, chalupas, etc
  • sumos de frutos/vegetais com adição de açúcar
  • cereais: trigo, arroz, milho, aveia, flocos, pão, massas, queques, pãozinhos, waffles, panquecas, croissants, baguetes, bolachas de água e sal, donuts, tortilhas, pizzas, cevada, painço, centeio, quinoa, amaranto, etc.
  • bolachas, bolos, tartes, brownies, rebuçados, barras de chocolate, gelados, donuts, sorvetes 
  • legumes: alfafa, feijões, amendoins, lentilha e soja (elevada reacção insulínica e elevado teor de lectinas)
  • carnes fumadas, curadas ou tratadas com nitratos (salame, etc)
  • barras energéticas, de granola, pretzels, batatas fritas, tufados
Adaptado do livro "Primal Blue Print", Mark Sisson



O Francisco segue o estilo de vida paleo desde 2014 e é o fundador do grupo PALEO descomplicado que reúne no Facebook quase 100 mil membros! Vamos à entrevista:



1. Francisco o que é afinal a paleo? Existe alguma diferença entre a dieta "paleo" e  a dieta "primal"?
Para começar, fazemos sempre questão de clarificar que entendemos a paleo como uma filosofia de vida que engloba outros aspectos que não só a alimentação. Em relação às diferenças… digamos que são mais no aspecto de abordar o conceito. A primal – com a qual nos identificamos mais - acaba por ser uma abordagem mais permissiva, actual e, portanto, mais simples de seguir, mas sem deixar de manter o foco naquilo que é importante. No fundo, trata-se de colocar em cada pessoa a responsabilidade pelas suas escolhas, mais do que dizer o que devem ou não fazer ou comer. 

2. Como é que respondes quando dizem que a paleo é uma dieta da moda?
Pode ser. Se a pessoa a interpretar como dieta e a colocar em prática como dieta, pode muito bem ser considerada mais uma de muitas. No entanto, entendendo o conceito, facilmente se percebe que é a única alimentação que efectivamente acompanhou a evolução humana por mais de 2,5 milhões de anos. E olhando para a questão de forma séria, também se pode compreender que o que procuramos não é imitar a alimentação no período paleolítico, mas usar esse período como modelo e melhorar as nossas escolhas diárias em termos de nutrientes para esta fabulosa máquina que é o corpo humano. 

3. Existe alguém que não possa seguir a paleo? Imagina, por exemplo, que tenho colesterol alto ou diabetes. Posso seguir este estilo de vida?
A paleo é individualizada. É sempre ajustável. Uma filosofia de vida apenas fornece orientações. Não proíbe nem oprime. Quem tem uma condição específica apenas tem que fazer as suas adaptações, idealmente com o apoio de um nutricionista e com o conhecimento do seu médico de família. Mas as principais recomendações paleo servem para todos!

4. Quando é que começaste a seguir este estilo de vida? Sentiste alguma diferença? Qual?
Comecei a implementar uma alimentação baixa em hidratos de carbono em Janeiro de 2014. Por desafio com umas colegas de trabalho, iniciei uma – aí sim – dieta da moda durante 1 mês. Ao contrário do que esperava, deu os resultados esperados. A partir daí, e tendo entendido o conceito, mantive aquele regime alimentar até que em Setembro desse ano tive o primeiro contacto com a paleo. Tudo fez sentido! Acho que é o mais importante aqui: mais do que estudos e artigos, sites ou blogues, a mensagem paleo faz todo o sentido, desde que bem interpretada. As diferenças são imediatas quando se começa a mudar a agulha: dores de cabeça que eram frequentes terminaram, o peso regulariza com relativa facilidade, a auto-estima melhora, a disponibilidade física também passa a ser outra.

5. Imagina que li tudo sobre a paleo e quero começar. E agora? Por onde começo? O que faço?
Começas por implementar aquelas mudanças que são mais fáceis. Em vez de copiar receitas ou de ir para o supermercado à procura de alimentos ou ingredientes mais exóticos. Começas por tentar mudar os pequenos almoços: substituir o pão por uma panqueca caseira, por exemplo. Por tentar não colocar açúcar no café, por deixar de lado o refrigerante no almoço com os colegas. Forças a ingestão de mais legumes, retirando do prato a massa, o arroz… Não é preciso começar a 100%. Isso aliás nem existe em paleo! Quem o diz apenas se está a iludir! Esses são os COMPLICADOS, que vivem uma hipocrisia: não sendo a paleo apenas sobre comida… para ser 100% paleo, só mesmo tendo uma máquina do tempo.




6. Quais os livros, blogs ou sites que recomendas sobre este estilo de vida?  E no instagram ou snapchat segues alguém que siga este estilo de vida?
Terei que recomendar o nosso recente livro “PALEO XXI”, que é um projeto conjunto com os nutricionistas Alexandre Azevedo e Ana Pabla, onde tentamos resumir de forma acessível a lógica paleo. Recomendo ainda a nossa bíblia “ENERGIA PALEO” de Mark Sisson e o “CÉREBRO DE FARINHA” de David Perlmutter.
Procurem no instagram as tag #paleodescomplicado e #paleoxxi e verão!



7. Tu criaste o grupo "PALEO descomplicado" no Facebook que atingiu uma enorme popularidade. Como surgiu a ideia do grupo? Quem pode participar e o que se pode uma pessoa esperar do grupo?
O grupo surge da minha necessidade de ter um espaço onde colocar as minhas ideias e a minha interpretação da filosofia paleo/primal. Os grupos onde estava inserido eram ou demasiado mandatórios ou demasiado confusos quanto às opções a seguir. Apenas queria o meu espaço para partilhar com os meus amigos. Rapidamente o grupo explodiu em pedidos de acesso! Talvez a minha forma “agri-doce” de gerir o grupo e de eu próprio ser um participante e não apenas um moderador, tenha cativado as pessoas. Além disso o grupo sempre foi muito dinâmico e isso ajuda a quem gosta de estar numa rede social.
No grupo qualquer pessoa é bem-vinda. Agora, temos um caminho claro e é necessário que a pessoa se enquadre ou se queira enquadrar no mesmo. Nesses casos dou todo o apoio possível, desenvolvemos conteúdos, partilhamos receitas e dicas. Mas a informação fundamental continua a estar agrupada no site PALEO XXI.

8. Recentemente começaste também a fazer workshops sobre o tema. Quais são os próximos workshops na tua agenda?
Chamamos-lhes Sessões de Esclarecimento. Surgiram após insistentes pedidos dos membros do grupo que nos queriam conhecer e trocar impressões pessoalmente connosco. Não procuramos promover essas sessões, antes aguardamos que membros do grupo mostrem interesse e nos apresentem uma proposta concreta de local. A partir daí, trabalhamos juntos para ver como implementar a sessão. Já fizemos 5 e temos mais duas agendadas: para Fevereiro na zona de Portalegre e Março na zona de Coimbra. E outros se seguirão, enquanto os membros do grupo assim quiserem e à medida das nossas possibilidades.

9. Que mais novidades tens na "manga"?
As novidades relacionam-se com o recém-criado CLUBE PALEO XXI. Queremos que esta nossa paleo chegue mais longe, queremos juntar parceiros com produtos de qualidade, queremos que esses produtos estejam mais acessíveis aos membros do grupo e à população em geral. Temos uma parceria com uma rede de compras internacional e temos o apoio de nutricionistas para em breve podermos desenvolver projectos mais ambiciosos.

10. Por fim, podes deixar aqui uma receitinha paleo deliciosa para os nosso leitores? 
Deixo uma receita muito simples mas que gosto muito pelo resultado final. Espero que gostem!

200 g de chocolate (75% ou mais)
120g de ghee (manteiga clarificada) ou manteiga de qualidade (tipo açoriana, por exemplo)
Derreter estes dois ingredientes e homogeneizar.
Bater 4 ovos e incorporar na mistura anterior.
Forrar uma forma com papel vegetal e despejar a mistura.
Levar ao forno, em banho-maria por aproximadamente 40 minutos a 200ºC.

E já está!

***

Se gostaram desta entrevista ou têm dúvidas sobre a paleo deixem nos comentários! E se seguem outro tipo de dieta (vegetariana, vegana, macrobiótica, funcional, RA, Atkins, Dunkan, etc) e gostavam de ser entrevistados para o blog mandem-nos um email :-)

Nota: A autora deste post reside em Macau e não segue o acordo ortográfico.

Para updates diários, façam like no 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.


You Might Also Like

2 comentários

  1. Gostei muito de ler... Embora não siga a paleo, o conceito interessa-me e parece-me bem fundamentado. Estou curiosa com as próximas entrevistas :)

    ResponderEliminar