10 Dicas para arrasar nas fotografias de viagem

quarta-feira, agosto 23, 2017

Desde a minha última viagem ao Japão que tenho pensado muito nesta coisa de viajar e fotografar. Afinal eu quero desfrutar do local ou quero regressar com óptimas fotografias? Será que consigo conciliar as duas coisas? E cheguei à conclusão que quando não ligava tanto à qualidade de uma fotografia desfrutava mais da viagem. E vinha mais feliz com o registo fotográfico que tinha feito. Neste momento exijo muito de mim a nível fotográfico, o que atrapalha um pouco o meu estado de espírito durante e depois da viagem. Os problemas principais nesta última visita a Tóquio foram: falta de paciência (porque estava cansada por ter organizado o meu casamento); falta de pesquisa por novos locais; querer ver tudo e mais alguma coisa. Vim com poucas fotografias do meu agrado e muitas delas não representam aquilo que experienciei durante a viagem.

Quer façam uma viagem para se divertirem ou para voltarem com boas fotografias, há que ter em atenção vários factores:

* Decidir logo de início se vão passear ou se vão querer trazer um bom registo fotográfico
OK. Dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Mas na segunda opção vão perder imenso tempo num local para poderem fotografar com calma. Isso implica que vão ter menos tempo para visitar outros pontos de interesse. Se simplesmente quiserem fotografias para recordar as férias, então estão mais virados para a primeira opção.



* Aprende a usar o modo manual da máquina e a fotografar em RAW
Em qualquer uma das opções da alínea anterior, aconselho a usarem o modo manual da máquina. Conseguirão corrigir a exposição, ter a profundidade de campo desejada, entre outras opções que não serão tão fáceis obter num modo automático. Fotografar em RAW também é muito importante para vos dar a possibilidade de editar a fotografia sem perder informação.



* Andar com muito peso às costas ou optar por uma única objectiva
Já vos imaginaram uma semana ou duas com uma mochila com 4kg às costas?  Se quiserem compensar o facto de não irem ao ginásio durante as férias, então levem todo o material que têm em casa. Mas se preferirem uma opção mais prática e menos pesada recomendo que levem apenas a vossa objectiva mais versátil. Devem questionar se todo o material extra que vão levar é essencial para obterem as fotografias que pretendem captar (exemplo: vale a pena levar a minha objectiva macro, quando durante a viagem toda apenas a utilizaria uma ou duas vezes?)

* Baterias e cartões extra
Não querem estar a fotografar e ficar sem bateria ou sem memória nos cartões, certo? Se tiverem um "dedo nervoso", vão precisar de muitos cartões de memória. Já devem ter uma ideia de quantas fotografias captam por cada dia de viagem, logo, levem os cartões necessários para não correrem o risco de ficarem sem fotografias dos últimos dias. Se não quiserem comprar vários cartões, podem sempre optar por levar um disco rígido e transferir as imagens quando chegam ao hotel (muitos hotéis disponibilizam computadores). Igualmente importante é levarem entre duas a três baterias: uma para uso, outra suplente e outra ficará à carga no hotel para usarem no dia seguinte.

* Ter paciência e tempo para fotografar.
Se a vossa intenção é trazer o maior número possível de boas fotografias, então vão ter que fazer um roteiro a pensar nisso. Não marquem mil visitas para o mesmo dia. Pensem que vão perder muito tempo no mesmo local.



* Respeitar os locais e as pessoas que viajam convosco
Uma das coisas que é importante ter em conta é que estão noutro país. As pessoas são diferentes e reagem de forma diferente ao facto de estarem a ser fotografadas. O melhor seria pedir autorização à pessoa (caso queiram fazer um retrato ou fotografar um estabelecimento comercial). Também há que ter em conta as pessoas que vão convosco de viagem. Se forem entusiastas da fotografia, não haverá muito problema, porque ambos irão parar várias vezes para fotografar. Mas se forem pessoas com pouca paciência, então vão ter que parar menos vezes pelo caminho. Se for importante, arranjem um dia em que cada um irá fazer o que bem lhe apetecer (já falei sobre isso aqui nesta publicação).



* Pesquisar os melhores locais para fotografar: Instagram; Youtube: etc.
Uma das coisas que eu faço antes de viajar é procurar locais interessantes por onde outras pessoas já passaram. Nada melhor do que o Youtube e o Instagram. Usem e abusem da pesquisa por hashtags.
Aproveitem também essa pesquisa para não fazerem uma fotografia que já toda a gente fez.



* Sair da zona turística.
Conhecer pessoas da zona é bom para vos mostrarem locais menos turísticos. Os habitantes conhecem à partida, outros bons spots que não vêm nos roteiros. Aproveitem pequenas aldeias, zonas mais calmas. Fiquem algum tempo a contemplar a vida das pessoas. Poderão fazer boas fotografias de quotidiano se forem para locais menos turísticos.

* Escolher o melhor horário
Irão perceber durante a vossa pesquisa que alguns locais são mais fotogénicos ao anoitecer e outros ao início do dia. Por exemplo, querem subir à Torre de Tóquio de manhã, para poder tirar melhor partido da vista ou à noite para poderem fotografar a cidade toda iluminada? Tão importante quanto definir o que visitar, é escolher a melhor hora para o fazer.



* Tirar notas daquilo que fotografam
Uma das coisas que me arrependo é de não andar sempre com um bloco atrás e de não tirar notas dos sítios por onde passei e fotografei. É tudo muito fresco nos primeiros meses após a viagem, mas depois esquecemo-nos onde tirámos a fotografia, porquê que a tirámos e outras informações relevantes.

Todas as fotografias foram tiradas por mim e não podem ser reproduzidas sem autorização.

Para updates diários, façam like no Facebook do 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Adorei o post, especialmente porque sou apaixonada pela fotografia e queria aprender mais. Confesso que, por vezes, por perguiça uso o modo automático...
    A questão dos cartões nunca me sucedeu mas a de ficar sem bateria já e é das coisas mais frustrantes de sempre!
    Gosto muito de fotografar tanto à noite como pessoas mas tenho dificuldade com ambos os tipos, a primeira porque fica muito escura ou tremida, a segunda por vergonha de pedir.
    Excelentes dicas, obrigado :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D
      É péssimo ficar sem bateria. É das primeiras coisas que fazemos quando chegarmos ao hotel (colocar as baterias à carga).
      Temos que marcar um passeio fotográfico quando aí for ou aqui em PT :D

      Eliminar
  2. Concordo inteiramente com o que dizes nas primeiras linhas. Costumava ir a muitos concertos em adolescente, e recentemente voltei a ver uma banda que já tinha visto há oito anos. Já não sabia as letras todas de cor nem conhecia as músicas novas, mas posso dizer que foi o concerto de que mais gostei na vida. Tirei apenas meia dúzia de fotografias. Desfrutei mesmo de todo o concerto, diverti-me muito. Tudo isto porque não estive preocupada em fotografar cada momento.
    Quanto às viagens, penso de igual forma. Este ano, o Universo foi extremamente generoso comigo e tive oportunidades maravilhosas de conhecer muitos lugares novos. Muitas vezes, dou por mim à procura de fotografias que, afinal, não cheguei a tirar. Porque simplesmente desfrutei do momento e me soube mil vezes melhor. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também percebo o que dizes em relação aos concertos. Eu já fotografei concertos. Numa das minhas bandas preferidas preferi fazer a reportagem escrita para poder estar ao pé do público a desfrutar. Se podia ter fotos da banda tiradas por mim? Podia! Mas não tinha aproveitado o concerto da mesma maneira.

      Quanto às viagens, eu tenho um problema que é: se não tiro foto, esqueço-me de muita coisa. Então tento ao máximo tirar fotografias a tudo. Não posso é pensar que vou fazer alta reportagem fotográfica e ficar frustrada por não conseguir (porque às vezes não perco o tempo necessário para tal porque estou a desfrutar do lugar). Há que tentar conciliar as duas coisas :D

      Obrigada pelo teu testemunho. Volta sempre ;)

      Eliminar
  3. Olá, descobri o vosso blog recentemente e já consumi alguns posts :) Gosto das vossas dicas! Tenho uma questão, para mim que gosto de fotografia e fazer álbuns bonitos das viagens é também impensável andar com muito equipamento atrás. Aliás ás vezes até a máquina fotográfica se torna pesada por si só. Que lente costumam usar para percorrer uma cidade ou quando saem ao desconhecido e tanto querer fazer fotos perto como podem precisar de zoom?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Likecrystalwater,
      Antes de mais, desculpa o tempo que demorei a responder.
      Entendo que andar com muito equipamento atrás, não é o mais prático. E por vezes torna-se tão pesado, que até perdemos a vontade de fotografar.
      Se tens uma reflex e não queres andar sempre a trocar de lentes (que é o que faço, pois tenho uma angular, uma fixa e uma com mais zoom), então o melhor é optares por aquelas que vao dos 18mm até 100 e pouco. Talvez uma 18-135 ou 18-200. Não são as minhas preferidas, porque gosto de objectivas luminosas. Mas é a melhor opção para quem quer ir com pouco material ;)

      Beijinhos e volta sempre =)

      Eliminar