Feira de Sevilha

terça-feira, maio 02, 2017


Abril é sem dúvida um mês especial em Sevilha: com a chegada da primavera toda a cidade cheira a azahar (flores de laranjeira) preparando-se assim para os dois grandes eventos do ano. Primeiro a Semana Santa (sobre a qual podem saber mais AQUI), e agora, duas semanas mais tarde, a Feria de Abril, também conhecida como Feria de Sevilha. 

Tendo começado em meados do séc. XIX como um feira de gado e agricultura, foi-se transformado ao longo do tempo… Cada vez mais festa e menos trabalho! Hoje em dia resta apenas o seu lado festivo.

Mas, tal como a Semana Santa, é uma festa sevilhana para os sevilhanos… e talvez seja um pouco complicado tirar 100% partido da Feria sem se conhecer alguém de cá. De qualquer forma, deixo aqui algumas dicas que considero essenciais para aumentar a percentagem de desfrute: 

1. El Real de la Feria 

É um enorme recinto na zona de Los Remedios, ao lado de Triana, reservado única e exclusivamente para a feira. Sim, durante o resto do ano não tem absolutamente nada, são 1.000.000 metros quadrados de terreno vazio no centro da cidade, que só tem utilidade durante 1 semana no ano! 

Está dividido em duas grandes zonas: 
- Zona principal, onde se situam as casetas (já lá vamos!). Esta zona está organizada com um sistema de ruas paralelas e perpendiculares, com nomes de toureiros famosos. 
- Calle Infierno, que no fundo é uma grande feira popular – rodas gigantes, carrinhos e coche, barco pirata e tudo o que se tem direito! Para além disso também há postos de comida (churros, hambúrgueres, pizzas…) e até um circo. 
Zona principal durante o dia. 

Algumas dicas que não vêm nos livros: 
- Se puderem, a melhor forma de ir para a Feria é a pé (um sevilhano considera que se está a menos de meia hora vale a pena o passeio). Há autocarros especiais, táxis, e até metro mas normalmente as filas são enormes e vai tudo apertado estilo metro japonês em hora de ponta. Carro? Nem pensar! Arranjar um lugar a menos de 1 Km é milagre. 

- Tendo isto em conta e o facto do que o recinto é enorme, convém escolher uns sapatos confortáveis. E que se possam limpar bem! Os passeios da zona principal estão feitos de albero (terra batida de cor dourada, usada normalmente nas praças de touros) – se chove mancha e se não chove levanta imenso pó. 

- Cuidado com as carteiras na Calle Infierno: às vezes andam por lá alguns adolescentes parvos que procuram “patrocinadores” para a sua semana de festa! 

- Perto da portada há um posto de informação que dá mapas do recinto. Convém andar com um para poder localizar as casetas às quais querem ir: têm todas nome e morada - nome da rua e número. 

2. Portada 

Antes do Real se situar em Los Remedios, o recinto da Feria era no Prado San Sebastian. Nessa altura, existia uma passarela pedonal elevada que, durante a feira, servia de porta principal de acesso ao recinto. No entanto, quando a retiraram em 1921, foi necessário começar a construir anualmente um elemento que marcasse a entrada. Com o passar dos anos, e especialmente a partir de 1949, as portadas começaram a ser cada vez mais monumentais e o seu desenho a ganhar maior importância.

Actualmente é formada por uma enorme estrutura metálica e placas de madeira pintadas, e iluminada por milhares de lâmpadas. Todos os anos há um concurso com um tema diferente, mas sempre relacionado com a cidade (edifícios emblemáticos, acontecimentos históricos, etc.). AQUI podem ver as portadas escolhidas nos últimos anos. 

O alumbrao, momento em que se acendem todas as luzes da portada, seguidas pelas do recinto - é um dos momento chave da feira, já que dá oficialmente inicio a uma semana de festa e poucas horas de sono! Acontece na primeira noite, conhecida como “noche del pescaíto”, já que os sevilhanos se reúnem nas suas casetas para jantar peixe frito. É à meia-noite em ponto de sábado para domingo!
A portada desde ano, segundo depois do alumbrao! Ainda havia gente a bater palmas...

Algumas dicas que não vêm nos livros: 
- Está construída mesmo em frente da Calle Asunción, sendo por isso esta rua a forma mais impressionante de chegar à feira. Além disso, como que se trata de uma rua pedonal, há muitas pessoas que vão parando pelo caminho e aproveitam para começar logo a comer e beber (é muito mais barato que no interior do recinto). 

- A portada é um ponto de encontro escolhido por todos para se encontrar com amigos e conhecido. É portanto um mau ponto de encontro já que há sempre centenas de pessoas à procura de outras centenas de pessoas. Mais vale combinar noutro sítio! 

- Devido ao seu grande tamanho, a portada começa a ser construída depois do natal, e o desenho escolhido causa sempre bastante expectativa. Este ano foi dedicada aos 25 anos da Expo de Sevilha e houve bastantes críticas à forma demasiado literal como o artista que ganhou o concurso interpretou o tema. Aparece a mascote, Curro, de asas abertas mesmo no centro, todo contente! 
¡Curro!

 3. Casetas 

São recintos modulares limitados por paredes de lona (com riscas verdes e brancas ou vermelhas e brancas) e um tecto metálico, completamente desmontáveis. São bastante pequenas, cada módulo tem 4m de fachada e 6 de profundidade, embora algumas casetas mais “ricas” possam ser compostas por mais de um. Há cerca de 1050 casetas na feira de Sevilha, que não poderiam ser muito maiores ou o espaço ocupado pela feira seria a loucura! 

Mesmo assim, cada caseta é sempre composta por duas áreas bem diferenciadas: a parte nobre, que é a que se vê desde o exterior e onde se dança, canta e se colocam mesas e cadeiras de verga típicas; e a parte traseira, geralmente separada da anterior por uma fina parede, e onde se encontra o bar, as cozinhas e as casas de banho. 

O problema com a feira de Sevilha é que a maior parte das casetas são privadas (grupos de amigos, de empresas públicas e privadas, de organizações e até de irmandades de semana santa), sendo necessário ser sócio ou conhecer algum sócio para poder entrar. 

No entanto, há algumas de livre acesso. Deixo aqui os nomes e moradas das principais: 

* Distrito Nervión- San Pablo: Calle Costillares , 22 
* Distrito Casco Antiguo: Calle Antonio Bienvenida, 97
* Distrito Triana-Los Remedios: Calle Pascual Márquez, 153
* Distrito Este: Calle Pascual Márquez, 215
* Distrito Cerro-Amate: Calle Costillares, 82
* Distrito Macarena-Norte: Calle Pascual Márquez, 85
* Distrito Sur-Bellavista: Calle Ignacio Sánchez Mejías, 61
* Caseta Turística: Calle Pascual Márquez, 225
* Área de Fiestas Mayores: Calle Costillares, 13
* “La de to er mundo”: Calle Costillares, 77
* Partido Andalucista: Calle Juan Belmonte , 196
* PP de Sevilla: Calle Pascual Márquez, 66
* PSOE Andalucía: Calle Antonio Bienvenida, 79
* La Pecera: Calle Pascual Márquez, 9
* CC.OO. Sevilla: Calle Pascual Márquez, 81
* UGT: Calle Antonio Bienvenida, 13
* USO: Calle Curro Romero, 25


 Algumas dicas que não vêm nos livros:
- Há ambientes muito diferentes nas várias casetas de entrada livre. Pessoalmente não gosto de ir às casetas dos Distritos, mas é questão de dar uma volta por todas, entrar e sair e ver qual a que gostam mais. A Caseta Turística é nova este ano! 

- Algumas casetas privadas, se não estiverem cheias, deixam entrar. Falem com o porteiro com o vosso melhor sorriso. Talvez resulte! 

3. Moda flamenca 

O traje de flamenca ou de gitana é o vestido tradicional que as mulheres usam na feira. É o único traje tradicional no mundo que tem modas e de ano para ano sofre alterações! Em Sevilha realiza-se anualmente o importante Salón Internacional de la Moda Flamenca onde desenhadores famosos apresentam as suas propostas para esse ano (cores mais fortes, menos fortes, mais folhos, menos folhos, tipos de tecido, desenho…). 

Os complementos são também muito importantes, como o mantón de Manila (xaile), os brincos e pulseiras, as flores no cabelo… até a forma como estas se colocam e o próprio tamanho das flores vai mudando com o tempo! 
Sevilhanas vestidas a rigor.

Cada vestido custa como mínimo 150€ e deve ser feito à medida para que fique justo, o que gera sempre algum stress nas sevilhanas que correm aos ginásios no principio de Abril para conseguirem caber no vestido do ano anterior. Segundo as minhas amigas é a melhor opção para ir à feira porque a) Não têm que pensar o que vão vestir b) É cómodo c) Não faz mal se se sujar com albero d) Com vestido, parece que danças melhor! Daí que a maioria das mulheres ande de traje o que dá fotografias muito giras! 

Os homens só se vestem com traje típico se tiverem cavalo. E como os cavalos só andam pela feira de tarde, a partir do pôr do sol não vão ver nenhum homem com traje corto
Traje corto, usado pelos homens, mas só pelos que têm cavalo!

Algumas dicas que não vêm nos livros: 
- Normalmente quem não vai vestido de flamenca deve ir bem vestido. Para dar um toque “de feria” podem colocar uns brincos grandes ou uma flor no cabelo. Os homens devem usar camisa! 

- Há algumas lojas que alugam vestidos de flamenca por dias, com acessórios incluídos e tudo. Custa cerca de 50€. A única que conheço não faz reservas por isso o melhor é estar lá à hora de abertura: "Flamenco y Mas" na Calle San Luis 116, perto do Arco da Macarena. Também me falaram de um nova en Los Remedios, perto da Feria, a "Estilarte", mas pessoalmente nunca fui lá. 

4. Sevillanas… música e dança 

As Sevillanas são um tipo de música e dança popular da Andaluzia, que podem ser encontradas em todas as suas feiras e romarias, especialmente na Feira de Sevilha. Mas até em casamentos há sempre o momento “sevillanas”! 

É o baile regional mais dançado tanto em Espanha e como estrangeiro. Dança-se a pares e está divido em quatro partes distintas. A música é normalmente composta por voz e guitarras, e acompanhada por palmas. Como uma imagem vale mil palavras, aqui fica um vídeo a modo de exemplo:


Mas na Feria de Sevilla não se dançam de forma tão profissional! Há quem saiba porque aprendeu em escolas, e há quem saiba porque ano após anos as dançou no Real, e há quem não saiba mas lá se arrisque a tentar uma ou outra com as instruções dos amigos (o meu caso!). 

Algumas dicas que não vêm nos livros: 
- Ninguém está a olhar para quem dança bem ou mal. Podem sempre tentar dançar uma outra. A feria é muito mais divertida quando se dançam sevilhanas!


5. Comer y beber 

Para além de dançar, a segunda coisa mais importante é comer e beber. Mas é preciso ter em conta que estamos em casetas desmontáveis, com cozinhas desmontáveis, portanto não fiquem à espera de muita escolha, extrema qualidade ou lugar sentado! 

No que diz respeito à bebida, o mais típico era beber manzanilla (vinho fino de Sanlúcar de Barrameda)… que se fabrica mais ou menos como o vinho do porto e a que os ingleses chamam Sherry. No entanto, dado que tem um elevado teor alcoólico e que em Sevilha está muito calor, a bebida que mais se bebe actualmente é o Rebujito – mazanilla misturada com 7Up e muito gelo. Vende-se em jarros, e bebe-se em copos pequenitos como os de shot. 
Um copo de Rebujito... 

E quanto a comida, diria que o mais típico é tortilla de patatas, croquetas, revueltos (ovo mexido com vários ingredientes, dependendo da oferta), montadito de lomo (uma pequeña sandes tipo bifana), gambas e caldo de puchero (uma sopa parecida à nossa sopa de cozido). E claro, pratos de jamón e queso. Normalmente pede-se pratos grandes para dividir pelo grupo! 

Para terminar a noite em grande, o mais normal é comer uns churros con chocolate ou bruñuelos. Há imensos postos espalhados pela feira e pelos seus arredores, sempre cheios! Para mim que sou gulosa, a melhor parte. 

Algumas dicas que não vêm nos livros: 
- É caro comer na Feria. Mais vale almoçar ou jantar fora e ir depois já sem muita fome. Mesmo assim, podem comer qualquer coisa na feira de qualquer forma. 

- Cuidado com o rebujito. Parece doce e fresquinho mas engana!




Para updates diários, façam like no Facebook do 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.

You Might Also Like

0 comentários