Dicas para planear uma viagem a Amesterdão

quarta-feira, março 29, 2017


Amesterdão é aquele lugar da Europa onde toda a gente gostaria de ir um dia. E não é de admirar. É uma cidade encantadora. A arquitectura é bonita, está cheia de jovens e os canais dão um toque romântico à cidade. É uma cidade muito, mas muito turística. Não sei ao certo números oficiais. Mas posso dizer que mais de metade das pessoas que passaram por nós, não eram holandesas.
Portanto, se queres ir a Amesterdão, mas não sabes muito bem por onde começar, deixo aqui algumas dicas que poderão ajudar-te. A publicação está cheia de links informativos. Não se esqueçam de entrar neles.

- ÉPOCA BAIXA É MAIS BARATO (MAS NÃO HÁ TULIPAS)

Se forem na época baixa, conseguem preços mais apelativos tanto nos voos como nos hotéis. Se quiserem ver a cidade com menos confusão de turistas, aproveitem esta época. No entanto, preparem-se para apanhar alguma chuva (mas não se preocupem: uma hora de chuva em Lisboa, equivale à chuva toda que apanhei em 6 dias de viagem a Amesterdão).
No entanto, sendo Amesterdão conhecida pelas tulipas, têm que pensar se querem ir numa época onde não vão ver estas flores. As tulipas começam a florescer na primavera, portanto, se querem ter o prazer de ver os campos coloridos, têm que ir no final de Março. É também nesta época que abre o famoso Keukenhof, jardim das tulipas.



- NEM SEMPRE AS VIAGENS LOWCOST COMPENSAM

Se forem no inverno, acreditem que low cost vai sair mais caro. Nós marcámos a nossa viagem na easyJet, mas como era inverno, tivemos que levar roupa grossa, que ocupa muito espaço. No final foi necessário acrescentar uma mala de porão para conseguirmos levar a bagagem de todos. Se tivéssemos comprado um bilhete na TAP, tinha saído mais barato e teríamos direito a uma mala de porão para cada pessoa. Os horários também são mais flexíveis na TAP. Por exemplo, na Easyjet os aviões saem sempre às 18h20 de Lisboa. Tendo em conta que são quase três horas de viagem, e o facto de ser uma hora a mais que em Portugal, fez com que chegássemos à cidade por volta das 23h. Ou seja, pagámos uma noite de hotel sem termos usufruído da cidade.


- FICAR MAIS PRÓXIMO DO CENTRO

Se estiverem próximo da Centraal Station, conseguem movimentar-se por todo o lado com bastante facilidade. Até porque, os pontos turísticos são perto uns dos outros. Só saímos do centro por duas vezes para ir ao Estádio do Ajax e ao Zaanse Schans (no primeiro fomos de metro e no segundo um autocarro).


- TRANSPORTES PÚBLICOS OU BICICLETAS?

Os dois são muito práticos. Os transportes são uma boa opção para quem anda em grupo. O tram chega sempre a horas e têm várias paragens por toda a cidade.
Mas para quem vai sozinho ou acompanhado por apenas uma pessoa, eu aconselho a experimentarem as bicicletas (vejam o link para saber onde podem alugar uma bike). A cidade é muito plana, sendo muito fácil e rápido chegar de uma ponta à outra (até mesmo a pé). Posso dizer que existem mais pessoas a andar de bicicleta do que de carro. É raro ver trânsito na estrada.
Têm é que ter cuidado ao andarem de bicicleta, porque como não estão habituados, poderão levar com o mau feitio de um holandês mais apressado. Respeitem todos os sinais de trânsito. E nunca se esqueçam de colocar cadeado na vossa bicicleta (são dos objectos mais furtados na cidade).


- CARTÃO I AMSTERDAM

O I amsterdam card é uma óptima aquisição para quem quer ver muitos museus, fazer o passeio de barco e ainda incluir os transportes. Quem vai apenas para passear pelas ruas, lojas, cafés ou parques, este cartão não compensa. Aconselho a fazerem o seguinte: pesquisem os pontos turísticos que querem ver e façam as contas ao preço das entradas mais o preço dos transportes. Depois façam as contas ao preço do cartão consoante os dias que lá ficam (vejam sempre o site oficial para ver os preços e as ofertas, porque variam de ano para ano).
Caso não existam muitos museus no vosso roteiro, poderá compensar comprarem o passe diário dos transportes (vejam aqui os preços dos passes) ou alugar uma bicicleta.


- COMER LOWCOST

Se quiserem poupar algum dinheiro na alimentação, aconselho a optarem por supermercados ou os FEBO.
O supermercado onde fomos mais vezes, foi o Albert Heijn. É impossível não passarem por um estabelecimento destes. Há em todo o lado. Aqui a escolha é variada, como em qualquer supermercado. Mas por norma fazíamos a festa com uma sandes e um sumo de laranja natural.
O FEBO atrai muitos turistas pelo facto de terem vários petiscos expostos numas portinhas de vidro, onde colocamos a moeda e retiramos o produto que escolhemos. É bastante prático. E posso dizer que comi croquetes vegetarianos e estavam divinais. Por norma também vendem hambúrgueres, batatas fritas, cachorro quente, entre muitos e variados petiscos para irem a comer.
Se estas duas são as melhores escolhas? Se é a melhor alimentação? Não! Mas acreditem que são as que ficam mais em conta.



- LEVAR CARTÃO DE DÉBITO OU CRÉDITO

Como a Holanda faz parte da zona euro, podem pagar com o vosso cartão de débito sem qualquer taxa extra. E poderá ser bastante útil, porque existem vários lugares que não aceitam dinheiro. Por exemplo, um supermercado que tínhamos ao pé do nosso hotel só aceitava cartões. Também na loja I amsterdam onde comprámos o cartão que mencionei em cima, só aceitavam pagamento com cartão. Portanto, não se incomodem a levantar uma quantia enorme de dinheiro, porque poderão usar o vosso cartão sem qualquer problema.

- PESQUISEM MUITO

Apesar de ser uma cidade com grande variedade de ofertas culturais, nem tudo tem interesse ou valerá a pena perder tempo a visitar. Têm que fazer o roteiro consoante aquilo que vocês mais gostam, e não porque leram algures que passar x dias em Amesterdão têm que ir obrigatoriamente ao local x ou y. Por exemplo: eu não bebo cerveja, o grupo que foi comigo também não liga muito. Valeria a pena visitar o museu da Heineken? Fiz algumas pesquisas, e pelos vídeos que assisti, não me despertou muito interesse. Como tal, passei esse museu.
Outro exemplo: apesar de ter adorado ler o Diário de Anne Frank, excluí a casa onde ela ficou escondida. Porquê? As filas são enormes. E pelas imagens que vi, não me pareceu de todo que valesse a pena esperar horas numa fila. Talvez tivesse mais interesse visitar o bairro onde ela viveu (e tem ainda mais interesse ler o livro - aconselho).

- SE FIZERES ESCALA EM AMESTERDÃO

E a escala for de algumas horas, aproveitem para visitar a cidade. A distância entre o aeroporto e a Centraal Station é muito curta (mais ou menos 15 minutos de comboio). Têm apenas que se dirigir à estação (que fica mesmo à saída do aeroporto) e procurar umas máquinas amarelas. Vai ser nestas máquinas que vão comprar o bilhete (ida e volta) para a Centraal Station. Depois é só procurarem nos ecrãs a plataforma correspondente (por norma é a 1 e a 2), e voilá. Os comboios estão sempre a passar, por isso, não perdem tempo na espera. Já fiz isso uma vez e correu tudo bem. Têm aqui um link com mais informações sobre este trajecto.


Se ainda assim tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários que eu respondo a tudo o que puder. Se já lá foram e têm outras dicas para partilhar connosco, deixem também um comentário aqui em baixo.
Espero que aproveitem bem estas dicas, e aguardem por mais publicações sobre esta maravilhosa cidade.

Para updates diários, façam like no Facebook do 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Por acaso é uma viagem que já a algum tempo planeio fazer, obrigado pelas dicas! :)

    http://thewolfofpopcornstreet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E de certeza que vai gostar muito ;)
      Irei fazer mais publiações sobre amesterdão. Esteja atento.

      Eliminar
  2. Olá Kat

    Na Holanda as bikes têm prioridade sobre quase tudo no código da estrada, os carros é que têm de respeitar os sinais de trânsito, não existem holandeses com mau feitio no que diz respeito a bikes.

    Não sei de onde tirou a ideia que aqui roubam muitas bikes. Eu já esqueci a minha aberta muitas vezes e com compras, nunca me roubaram a bike e com eu muitas pessoas o fazem.

    Deve ter ido no fim de semana para Amsterdam, por esse motivo não deve ter visto muito trânsito nas ruas. Porque principalmente entre as 16:30 e as 18:00 o trânsito é terrível.

    https://www.opecadodagula.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá "O Pecado da Gula" ;)

      Desde já obrigada pelo seu testemunho. É diferente ver as coisas pelos olhos de um turista e pelos olhos de alguém que mora no próprio país.
      Quanto ao mau feitio, eu falo pela experiência que eu apanhei. E apanhei mesmo muitos. No entanto, compreendo que seja desagradável estar na sua rotina diária, a caminho do trabalho ou de casa, e ter imensos turistas desnorteados à sua frente. Até vi alguns autocolantes espalhados pela cidade, com fases tipo "não aluguem bikes aos turistas".

      Quanto ao roubo, foi tudo do que li antes de ir a Amesterdão, tanto em sites de pessoas que moram lá, como sites informativos: http://www.ducsamsterdam.net/bicicletas-em-amsterdam-vandalismo-roubo-e-reciclagem-de-bikes/ ou http://www.dutchamsterdam.nl/857-stolen-bikes-in-amsterdam - entre muitos outros que também ouvi no youtube ou em blogs.

      Estive em Amesterdão de quarta a segunda-feira, e posso dizer que, até o meu pai que é motorista ficou espantado. Aliás, uma das afirmações dele foi "era tão bom que isto fosse assim em Lisboa".

      Obrigada pela visita e volte sempre ;)

      Eliminar
  3. Há muito tempo que quero ir a Amesterdão, até porque o Daniel já lá esteve. Eu adoro tulipas, gostaria muito de ir nessa altura. Vou aproveitar essa dica da escala numa próxima vez que for para Portugal.

    Isso das malas é totalmente verdade. Aqui é igual com a low cost Air Asia. As vezes no fim de pagares as malas, os lugares, bla bla, fica mais barato ir na companhia normal. Mas aqui a Air Asia tem normalmente melhores horários.

    Não sei andar de bicicleta, é uma vergonha, eu sei :-p Portanto, para mim teria que ser a pé ou de transportes :-)

    ResponderEliminar