Austrália - 10 razões para largar tudo e ir já

terça-feira, março 07, 2017

1 - MELBOURNE

Melbourne é conhecida como sendo "the most liveable city" e é fácil perceber porquê. Mas é também uma óptima cidade para os turistas porque é plana o que permite andar para quase todo o lado, tem um ambiente muito "chill out" e óptimos restaurantes. 

Comecem o dia a tomar o pequeno almoço no Queen Victoria Market (aberto das 06h às 15h), que vende todo o tipo de queijos, doces, chás e outros produtos locais. Daí podem apanhar o Circle Tram número 35 (que é gratuito) em direcção à Flinders Street Station. Vale a pena entrar na St Paul´s Cathedral e apreciar os magníficos vitrais e interior. 

Flinders Street Station


St Paul´s Cathedral

Seguindo em frente mais cinco minutos chegam à Hosier Lane, um palco para os artistas de grafite.





Mais apropriado que nunca, depois da eleição americana...


Do outro lado da rua, em frente à Catedral fica a Federation Square onde se encontra o centro de visitantes. 

Federation Square

Continuando em direcção ao rio vão dar à Eureka Tower. Vale a pena subir ao topo da torre pois daí é possível ver toda a cidade, incluindo os Jardins Botânicos. Por a cidade ser plana, a vista é muito melhor do que de outras torres noutras cidades. 

Vista da Eureka Tower

Aproveitem para passear junto ao rio, absorver o ambiente e gozar o ambiente relaxado.


No dia seguinte, se tiverem tempo vão até St. Kilda onde ficam as praias.

Dicas:
  • Se quiserem comprar um cartão de dados móveis pesquisem primeiro qual a rede que terão mais possibilidade de apanhar durante a viagem. Nós compramos da Vodafone e não tivemos sinal fora das grandes cidades. Tentem orientar-se sem mapa, sem rede e com o GPS a fazer das suas! Pois, nada fácil!
  • Para ir do aeroporto para a cidade têm como opção o Skybus que funciona 24 horas por dia, e só custa 19 dólares mas que apenas vos deixa na Southern Cross Station ou em St Kilda. Se o vosso hotel fica noutra zona, o mais fácil é contratarem um serviço como a Starbus que leva cerca de 30 dólares por pessoa e vos deixa logo no hotel. Não se esqueçam é de fazer marcação prévia. Caso contrário a vossa única alternativa é o táxi. Aqui podem calcular o preço do táxi. Nós não marcamos nada e acabamos por ter que ir de táxi...(nota: não há grande apoio aos turistas).
  • Onde ficar? Em termos de localização aconselho Carlton. Nós ficamos no Best Western Plus Travel Inn e achamos o hotel bastante razoável, apesar do parque e pequeno-almoço não estarem incluídos. 
  • Onde comer? A Lygon Street, conhecida como a Little Italy, tem várias opções e acabamos por jantar lá. St Kilda é também uma boa opção. Se estiverem no Southbank espreitem o Tutto Bene, o Pure South Dining, o Bistro Guillaume, o Nobu ou o Spicey Temple. Na Hosier Lane, parem no Movida para tapas.

2 - GREAT OCEAN ROAD

Esta é uma viagem que vale mesmo a pena fazer com calma, parando aqui e ali e descobrindo pequenos segredos. Nós não tivemos tempo mas se puderem gastem pelo menos dois ou três dias aqui.

A primeira paragem foi em Bells Beach, uma das praias mais bonitas da viagem. 


Seguiu-se Anglesea onde esperávamos ver os primeiros cangurus no campo de golf, mas sem sucesso. Desiludidos resolvemos parar em Lorne para almoçar. Em Lorne, vale também a pena ver as maravilhosas Erskine Falls (mesmo que depois custe a subir os 250 degraus de volta ao parque de estacionamento!).  



Não percam a paragem em Kennett River onde podem ver koalas e papagaios nas árvores a oeste do parque de caravanas. Os papagaios não são nada tímidos e em cinco minutos estão em cima de nós. 

Típica turista chinesa :-p

Já os koalas escondem-se bem. Foi aí que vimos o nosso primeiro Koala, os próximos seriam avistados na estrada para o Cape Oatway. A estrada para Cape Oatway é particularmente bonita mas o farol (Cape Otway Lightstation) fecha à 17h, por isso se querem evitar desilusões (como nos aconteceu a nós) já sabem.

Koala em Kennett River

Koala a caminho de Cape Oatway. Como é que os descobrimos? Pelo aglomerado de turistas!

A highlight da viagem são os Doze Apóstolos que na verdade são sete...Nunca foram doze e em 2005 e 2009 dois deles acabaram por colapsar devido à constante erosão das ondas.




A nossa viagem teve que terminar por aqui mas se puderem continuem pelo menos até ao Loch Ard Gorge.

Dicas:
  • É mais provável verem koalas na estrada para Cape Oatway por isso se não tiverem muito tempo não o percam em Kennett River.
  • Limonade é na verdade uma sprite! Eles não fazem a mínima ideia do que seja a nossa tradicional limonada!
  • Levem protector contra mosquitos. No caminho para os Doze Apóstolos há muitos!
  • Onde comer? Em Anglesea no Uber Mama, em Lorne no Bottle of Milk ou no Lorne Beach Pavillion (escolhemos este último e não nos arrependemos, comi uma lagosta óptima e barata, mas se preferirem algo como hambúrgers então optem pelo Bottle of Milk).

3 - VIDA SELVAGEM (INCLUINDO KOALAS E CANGURUS)

Os primeiros Koalas que vimos foram na Great Ocean Road, um em Kennett River e três a caminho de Cape OatwayNo entanto, eles estão no seu habitat natural, confundem-se com as folhas e por isso é praticamente impossível fotografar (como podem ver pelas fotos de cima!). Por isso, quando passamos por Philipp Island decidimos ir ao Centro de Conservação de Koalas, em Cowes, e adoramos. É muito gratificante aprender mais sobre estes simpáticos animais e vê-los bem de perto. Tenham é cuidado, porque um deles estava a fazer necessidades e ao passar quase que me ia apanhando :-o





Quanto aos Cangurus, nunca os vimos nos locais assinalados nos guias. Já estava bastante triste quando vi o primeiro de relance no Centro de Conservação de Koalas. Não conseguia conter a minha alegria mas não consegui chegar perto dele pois assustou-se com uns turistas chineses :-/
O segundo vimos quando estávamos a conduzir, a regressar de Walhalla

Será que é um Kangoroo? Sim, é mesmo! 

Até que no Croajingolon National Park, de forma totalmente inesperada, apareceu uma família de 3 kangoroos muito perto de mim! Consegui observá-los e vê-los no seu habitat natural durante algum tempo :-) Não me continha de excitação, ainda consegui tirar uma fotografia com o telemóvel mas à medida que me aproximei com a máquina eles bateram em retirada...Ainda esperamos mas já não os voltamos a ver. De qualquer maneira foi um momento único :-)

Na foto vêm-se dois Cangurus. O terceiro apareceu depois.

Vimos também um pinguim em Philipp Island mas o meu conselho é irem ao pôr-do-sol para ver a Penguin Parade. Focas nem vê-las apesar de supostamente na ilha haver a maior concentração de focas da Austrália...Em compensação vimos também uma das cobras venenosas da Austrália mas ela é tímida e não quis aparecer na fotografia :-p

Pequeno pinguim

Mais familiares (para quem como eu vive em Macau) foram duas baratas que tivemos o desprazer de ver em Coogee Beach, em Sidney. Foi também aí que me saltou um grilo para a perna e que um besouro se agarrou ao meu cabelo e me picou! Sim, o momento mais paralisante da viagem ocorreu já em Sidney e não no meio das montanhas. Não imaginam o meu desespero ao sentir qualquer no cabelo e não conseguir tirar! Momento PÂNICO das férias!

Dicas:
  • Estejam atentos. Os Cangurus aparecem quando menos estão à espera e nem sempre nos sítios indicados nos guias.
  • Se quiserem ver a Penguin Parade, fiquem a dormir na Philipp Island.
  • Tenham a atenção a época do ano à Austrália se estão à espera de ver certos animais. Há muitos animais (baleias, etc) que só se avistam em determinados meses.

4 - PARQUES NATURAIS: WILSONS PROMONTORY E CROAJINGOLON NATIONAL PARK 

O Wilsons Promontory tem várias caminhadas mas aconselho-vos a fazerem uma muito fácil e que já permite ter uma ideia do parque - a Lilly Pilly Gully Nature Walk - que começa no Lilly Pilly Carpark. A caminhada tem apenas 2.6km, passa pelo rio, floresta e termina na praia.








O que dizer do Croajingolon Nation Park? Para começar é uma das Reservas Mundiais de Biosfera da UNESCO e tem grande diversidade de impressionante de fauna e flora. As estradas de terra batida fizeram a diversão do Daniel que ia a conduzir. Eu fiquei encantada com a dimensão da floresta e com as praias absolutamente desertas. E não se esqueçam que foi aí que vimos os três cangurus.






Dicas:
  • Ambos os parque são enormes! Por isso vão com tempo. A caminhada no Wilsons Promontory pode ser curta mas a distância dentro do parque para chegar ao parque de estacionamento não é.
  • Para o Croajingolon precisam de uma 4x4, depósito abastecido e água. Não há rede móvel, se acontecer alguma coisa são 14km de volta à civilização :-p

5 - CIDADES HISTÓRICAS: WALHALLA E TILBA 

Walhalla é uma daquelas vilas mineiras que parecem um set de um filme. Tem apenas 10 habitantes, fica no meio das montanhas e é absolutamente encantadora.







Toda a vila é deste género :-) Encantadora certo? Pena ficar no fim do mundo :-p

Tilba vale a pena visitar se tiverem tempo mas não é tão interessante como Walhalla. Está cheia de casas de chá, cafés acolhedoras e lojas que vendem queijo e fudge.








Dicas:
  • Em Walhalla não tínhamos rede móvel e a wi-fi era muito lenta (eu pensei que era inexistente mas às 23h lá consegui mandar uma mensagem) por isso o meu conselho é: mandem mensagem a tranquilizar os vossos familiares antes de irem para lá.
  • Onde comer? Em Walhalla o melhor (e único!) sítio é o Wally Pub que fecha às 19h30!!! Nós chegamos às 19h40 e já não serviam :-( Por sorte, a dona ao ver-nos extremamente desesperados, acabou por nos preparar uns nachos versão dose industrial. Em Tilba, não há nenhum sítio para jantar e terão que ir até Narooma. Aconselhamos o restaurante La Bocca, um italiano bastante bom (fecha às 20h30!).
  • Tanto em Walhalla como em Tilba as lojas e cafés abrem às 10h e fecham às 16h, por isso tenham isso em atenção. 

Ah ah ah, os australianos têm sentido de humor

  • Onde ficar? Em Walhalla aconselho vivamente o Walhalla´s Star Hotel, com quartos confortáveis e bom pequeno-almoço incluído (o gerente podia ser mais simpático...). Em Tilba ficamos num bed & breakfast mas não gostamos mesmo nada. Apesar dos donos serem extremamente simpáticos, o quarto cheirava a mofo e estava atolhado de objectos decorativos sem sentido. Se querem um conselho, não durmam em Tilba. Passem por lá para lanchar e fiquem antes em Narooma.

6 -  PRAIAS DESERTAS

Depois das praias do Croajingolon não posso deixar de aconselhar as praias desertas de Jervis Bay. O segredo está em fazer o White Sands Walk que tem apenas 2.5km e passa pelas praias mais bonitas que já vi.






7 - A PRAIA COM A AREIA MAIS BRANCA DO MUNDO

Hyams Beach fica em Jervis Bay, é de muito fácil acesso e tem das areias mais brancas do mundo. E um mar azulinho de fazer inveja.






8 - BLUE MOUNTAINS

As Blue Mountains são património da UNESCO e são sobretudo conhecidas por uma formação rochosa a que chamam The Three Sisters. No entanto, há outras caminhadas que vale a pena fazer, em especial:
A) Jenolan River Walk (para ver o famoso lago azul);
B) Leura Cascades (acessível do parque de estacionamento de Cliff Drive); e
C) Valley of the Waters, National Pass Trail (cascatas e cenário de cortar a respiração)


Three Sisters. Vá não digam que não vêm ali 3 faces!?


Blue Mountains, Leura Cascades


Dicas:
  • Onde ficar? Nas Blue Mountains há um resort absolutamente perfeito chamado Lilianfels Blue Mountains Resort & Spa. Vale a pena ficar em alguns motéis pelo caminho, poupar algum dinheiro e aproveitar este resort.


  • Quando nos levantamos de manhã estava um nevoeiro cerrado e não se viam as Three Sisters! Ficamos devastados mas tivemos esperança que o nevoeiro levantasse e assim foi. Fomos fazer outras caminhadas e quando voltamos lá estavam elas. Não se vão embora sem tentar uma segunda vez.
  • No caminho para as Blue Mountais, vale a pena parar na encantadora Berry e passar pelo Sea Cliff Bridge (que fica a 455 metros do nível do mar!). Já das Blue Mountains para Sidney, Leura é um sítio óptimo para almoçar.

Berry chocolaterie


Sea Cliff Bridge


9 - SIDNEY

Para além da caminhada de Coogee Beach para Sidney (absolutamente obrigatória!) Sidney é uma cidade que vale a pena visitar embora Melbourne tenha conquistado o meu coração.

Algures entre Coogee e Bondi


Comecem pela conhecida Harbour Bridge e icónica Sidney Opera House.






Daí dirijam-se a The Rocks e a George Street (Queen Victoria Building, Town Hall, St Andrew Cathedral) e terminem o passeio nos Jardins Botânicos. Se tiverem tempo vão até Balmain, de ferry.


The Rocks


George Street


Jardins Botânicos

Dicas:
  • Se ficarem em Coogee Beach o autocarro 373 deixa-vos no centro de Sidney. Não levem o carro, os parques são extremamente caros! 
  • Evitem a todo o custo o Coogee Sands Hotel & Apartments. O hotel é caríssimo, as fotos que estão no booking/site são fotos da praia de Coogee e portanto acessível a todos. As parede são de papel, ouve-se quer a canalização quer a televisão quer os vizinhos a falar. E finalmente vi duas baratas enormes. Note-se que este foi o hotel mais caro de toda a nossa viagem!
  • Em Coogee não deixem de jantar no Barzura e de provar Natural Sydney Rock Oysters.
  • Em Sidney, o melhor sítio para comer marisco é no Fish Market (sim, a sério!)
  • No The Rocks, aos Sábados, há um mercado que não podem perder. Compramos lá as melhores recordações de toda a viagem.

10 - ARTE ABORÍGENE

Há coisas muito bonitas para comprar na Austrália, em especial os quadros, pulseiras e colares com arte aborígene. Eu fiquei rendida. Em Tilba, parem na APMA Creations e digam olá à Apma por mim :-)

Se ficaram com vontade de ir à Austrália, então vejam as minhas dicas de roadtrips AQUI

Nota: Todas as fotos foram tiradas por mim, não têm qualquer filtro e não devem ser reproduzidas sem autorização

Para updates diários, façam like no 6800milhas AQUI ou sigam-nos no Instragram @6800milhas. Se quiserem entrar em contacto connosco, por razões pessoais ou parcerias, enviem-nos um email para 6800milhas@gmail.com.

You Might Also Like

2 comentários

  1. só tenho uma coisa a dizer... porque tem a austrália de ser tãoooooooooo longe?!? está no meu top de sitios que quero visitar... e ler isto ainda me aumentou a vontade... mas é tão longeeeeeeeeeeeee, volto a repetir...
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ah ah....Pois, longe é mas vale muito a pena! ainda bem que gostaste de ler :-)

      Eliminar